Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5751
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AlexandreNunes_FrancinaraDutra_FranciscoCasteloBranco_GisleneLima_LucimarSilva_2_.pdf306,21 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Maria Margarida-
dc.contributor.advisorBottechia, Juliana Alves de Araújo-
dc.contributor.authorNunes, Alexandre Ferreira-
dc.contributor.authorDutra, Francinara de Souza-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Francisco Andrade-
dc.contributor.authorLima, Gislene Borges Miranda-
dc.contributor.authorSilva, Lucimar da-
dc.identifier.citationNUNES, Alexandre Ferreira et al. Evasão escolar na perspectiva do aluno: revertendo a evasão para motivação na Educação de Jovens e Adultos. 2010. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-GO, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractTrata-se de um trabalho que se fundamentou em estudos teóricos e reflexões sobre o direito à educação e o desafio da qualidade do ensino para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma vez que, a evasão escolar nas turmas de EJA, tem-se mostrado um desafio constante para o professor, pois gera desmotivação das partes envolvidas. O objetivo desse trabalho consiste em reverter esse quadro, ou seja, fornecer práticas educativas inovadoras e eficazes e a transformação da escola no espaço de aprendizagens significativas, que garantam a permanência do aluno e a qualidade do ensino. Para que isso ocorra será utilizado ações que propiciem um trabalho pedagógico com habilidades e conteúdos aplicáveis à realidade do aluno, por meio de palestras, oficinas, interação com as novas tecnologias e acompanhamento das atividades presenciais. Para o sucesso dessa proposta é fundamental o estabelecimento de parcerias que dêem agilidade e vigor às ações propostas que fortaleçam o trabalho docente, favorecendo o desempenho dos alunos e professores, que, certamente, darão um salto qualitativo no desenvolvimento de suas competências.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEvasão escolaren
dc.subject.keywordQualidade (Educação)en
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.titleEvasão escolar na perspectiva do aluno : revertendo a evasão para motivação na Educação de Jovens e Adultosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-07-31T11:48:43Z-
dc.date.available2013-07-31T11:48:43Z-
dc.date.issued2013-07-31T11:48:43Z-
dc.date.submitted2010-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5751-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Goiás (Estado) : Evasão-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.5751pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.