Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AlbertinaR_AngelaCunha_AntoniaTavares_Veronica_Leontin.pdf218,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de leitura cidadã em língua portuguesa
Autor(es): Rodrigues, Albertina Bento
Cunha, Ângela Maria Pietsch
Tavares, Antonia Beatriz Soares Marques
Oliveira, Veronica da Silva
Pires, Leontina Izabel da Silva Gomes
Orientador(es): Paz, Ana América Magalhães Ávila
Coorientador(es): Kotz, Deliene Lopes Leite
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alfabetização
Língua portuguesa - estudo e ensino
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 30-Jul-2013
Referência: RODRIGUES, Albertina Bento et al. Estratégias de leitura cidadã em língua portuguesa. 2010. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O ensino da Língua Portuguesa (LP) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta vários obstáculos ao desenvolvimento, nos alunos, da competência do uso da Leitura e Escrita. Para os jovens e adultos, que não utilizam a língua padrão, alfabetização não é só ler e escrever, transpor sons para letras, mas substituir a variedade linguística usual (não-padrão), por outra, a da escola (padrão), desconhecida e difícil e, este é um dos principais obstáculos para a aquisição da leitura e escrita durante a escolarização. Diante dessa realidade, com este Projeto de Intervenção Local objetiva realizar uma descrição dos sujeitos de EJA e verificar como o conteúdo de LP permite que esses sujeitos obtenham êxito na leitura e escrita escolares, contribuindo para a cidadania; identificar e buscar soluções para as dificuldades de leitura e escrita nos sujeitos de EJA no 1º e 2º segmentos, propondo a utilização de estratégias de leitura cidadã em Língua Portuguesa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5749
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.