Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AlbertinaR_AngelaCunha_AntoniaTavares_Veronica_Leontin.pdf218,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPaz, Ana América Magalhães Ávila-
dc.contributor.authorRodrigues, Albertina Bento-
dc.contributor.authorCunha, Ângela Maria Pietsch-
dc.contributor.authorTavares, Antonia Beatriz Soares Marques-
dc.contributor.authorOliveira, Veronica da Silva-
dc.contributor.authorPires, Leontina Izabel da Silva Gomes-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Albertina Bento et al. Estratégias de leitura cidadã em língua portuguesa. 2010. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractO ensino da Língua Portuguesa (LP) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta vários obstáculos ao desenvolvimento, nos alunos, da competência do uso da Leitura e Escrita. Para os jovens e adultos, que não utilizam a língua padrão, alfabetização não é só ler e escrever, transpor sons para letras, mas substituir a variedade linguística usual (não-padrão), por outra, a da escola (padrão), desconhecida e difícil e, este é um dos principais obstáculos para a aquisição da leitura e escrita durante a escolarização. Diante dessa realidade, com este Projeto de Intervenção Local objetiva realizar uma descrição dos sujeitos de EJA e verificar como o conteúdo de LP permite que esses sujeitos obtenham êxito na leitura e escrita escolares, contribuindo para a cidadania; identificar e buscar soluções para as dificuldades de leitura e escrita nos sujeitos de EJA no 1º e 2º segmentos, propondo a utilização de estratégias de leitura cidadã em Língua Portuguesa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagemen
dc.titleEstratégias de leitura cidadã em língua portuguesaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-07-30T15:31:26Z-
dc.date.available2013-07-30T15:31:26Z-
dc.date.issued2013-07-30T15:31:26Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5749-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoKotz, Deliene Lopes Leite-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5749pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.