Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paz, Ana América Magalhães Ávila | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Albertina Bento | - |
dc.contributor.author | Cunha, Ângela Maria Pietsch | - |
dc.contributor.author | Tavares, Antonia Beatriz Soares Marques | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Veronica da Silva | - |
dc.contributor.author | Pires, Leontina Izabel da Silva Gomes | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Albertina Bento et al. Estratégias de leitura cidadã em língua portuguesa. 2010. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | O ensino da Língua Portuguesa (LP) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta vários obstáculos ao desenvolvimento, nos alunos, da competência do uso da Leitura e Escrita. Para os jovens e adultos, que não utilizam a língua padrão, alfabetização não é só ler e escrever, transpor sons para letras, mas substituir a variedade linguística usual (não-padrão), por outra, a da escola (padrão), desconhecida e difícil e, este é um dos principais obstáculos para a aquisição da leitura e escrita durante a escolarização. Diante dessa realidade, com este Projeto de Intervenção Local objetiva realizar uma descrição dos sujeitos de EJA e verificar como o conteúdo de LP permite que esses sujeitos obtenham êxito na leitura e escrita escolares, contribuindo para a cidadania; identificar e buscar soluções para as dificuldades de leitura e escrita nos sujeitos de EJA no 1º e 2º segmentos, propondo a utilização de estratégias de leitura cidadã em Língua Portuguesa. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | en |
dc.title | Estratégias de leitura cidadã em língua portuguesa | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-07-30T15:31:26Z | - |
dc.date.available | 2013-07-30T15:31:26Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-30T15:31:26Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5749 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Kotz, Deliene Lopes Leite | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5749 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|