Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5713
Título: | Intervenção urbana : uma proposta para o processo de ensino aprendizagem nas escolas de ensino fundamental II de Sena Madureira |
Autor(es): | Moreira, Priscila Silva Sousa |
Orientador(es): | Vulcão, Maria Goretti Vieira |
Coorientador(es): | Lucena, Tiago Franklin Rodrigues |
Assunto: | Arte - estudo e ensino Prática de ensino - arte |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 19-Jul-2013 |
Referência: | MOREIRA, Priscila Silva Sousa. Intervenção urbana: uma proposta para o processo de ensino aprendizagem nas escolas de ensino fundamental II de Sena Madureira. 2012. ix, 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012. |
Resumo: | Este trabalho foi inspirado no projeto Ode à Sena, executado em nosso município pela artista paraibana Iris Helena com a participação dos alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UnB, no Projeto de Extensão Interações (não) Distantes. Enfatiza também a importância/necessidade do ensino de arte contemporânea nas escolas de Ensino Fundamental II de Sena Madureira – AC. O trabalho propõe inserir a Intervenção Urbana como uma das modalidades artísticas a ser explorada e propor com ela algumas metodologias de ensino aprendizagem nas escolas de Sena Madureira. A abordagem pedagógica parte de estudos teóricos e trabalhos com o reconhecimento de obras de artistas do passado, a exemplo de Marcel Duchamp, e da atualidade, com imagens dos trabalhos realizados no projeto Ode à Sena. Os registros das experiências e avaliações são apresentados e analisados criticamente e culminam na proposição de um plano de curso que leve essas proposições em consideração. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT This work was inspired by the design Ode to Sena, executed by the artist in our county paraibana Iris Helena with the participation of students in the Bachelor of Visual Arts at UAB / UNB, the Extension Project Interactions (not) Distant. It also emphasizes the importance / need of teaching contemporary art in primary schools Sena Madureira II – AC.The paper proposes to enter the Urban Intervention as one of artistic modalities to be explored with her and propose some methods of teaching and learning in schools in Sena Madureira. The pedagogical approach of theoretical part and work with the recognition of works by artists of the past, like Marcel Duchamp, and today, with images of the work on the project Ode to Sena. Records of experiments and evaluations are presented and analyzed critically and culminates in proposing a course plan that takes into consideration these propositions. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons