Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5704
Título: | A arte da reciclagem como instrumento de ensino para alunos do 9º ano na Escola Raimundo Augusto de Araújo |
Autor(es): | Patricio, Irizane de Souza |
Orientador(es): | Caetano, Alexandra Cristina Moreira |
Assunto: | Consciência ambiental Prática de ensino - arte Lixo - reciclagem |
Data de apresentação: | 17-Jul-2012 |
Data de publicação: | 17-Jul-2013 |
Referência: | PATRICIO, Irizane de Souza. A arte da reciclagem como instrumento de ensino para alunos do 9º ano na Escola Raimundo Augusto de Araújo. 2012. [30] f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Feijó-AC, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho tem como alvo e centro de discussão a arte e a reciclagem, como forma de desenvolvimento do processo criativo e incentivo à preservação do meio ambiente proposto para alunos do 9º ano A, na escola Raimundo Augusto de Araújo. Visa desenvolver novas experiências e a ampliação do senso crítico em visão da arte, que por sua vez deverá percorrer os mais diferentes campos de conhecimento. Este trabalho propõe o uso de material reciclável obtido mediante a reutilização do lixo descartado, atividade comum no dia a dia dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade em geral. Esse projeto terá dupla finalidade, primeiramente, despertar o lado artístico do aluno, e em segundo desenvolver responsabilidade social e ambiental em relação à natureza, tornando as crianças, importantes agentes mediadores dentro da própria escola e sociedade, pois o mesmo passará a agir de forma consciente durante a coleta seletiva do lixo. O ensino de Artes terá dentro desse projeto a oportunidade de enriquecer os olhares bem como mudar o conceito da sociedade que em muitas vezes não acompanha o trabalho pedagógico das escolas. Também possibilita esclarecer a importância da ferramenta de ensino enquanto disciplina, bem como evidenciar seu valor em comparação a qualquer outra disciplina. Em seguida será apresentado o PCN, especificamente seus critérios e propostas curriculares para o ensino de Artes, considerando que foram instituídos com a finalidade de propor uma transformação que agregasse mais valor ao sistema educacional. E por fim toda a preparação para a confecção de materiais reciclados, sua acomodação no espaço escolar e o todo o envolvimento que cada aluno teve com as atividades durante a apresentação dos resultados obtidos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons