Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5681
Título: | Canção brasileira : visões da mídia especializada sobre a identidade nacional |
Autor(es): | Guimarães, Denise Adôrno de Britto |
Orientador(es): | Silva, Gustavo de Castro e |
Assunto: | Música popular - Brasil Cultura popular |
Data de apresentação: | Fev-2013 |
Data de publicação: | 16-Jul-2013 |
Referência: | GUIMARÃES, Denise Adôrno de Britto. Canção brasileira: visões da mídia especializada sobre a identidade nacional. 2013. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho pretende compreender as visões da mídia especializada em música sobre a configuração da atual cena musical brasileira, considerando os espaços e as representações da identidade nacional nas publicações referentes às revistas Billboard
Brasil (nº 31 a 36) e Rolling Stone (nº 69 a 74) e dos blogs Notas Musicais e Antônio
Carlos Miguel (nos meses de setembro a novembro de 2012). As considerações
referentes à identidade nacional serão dadas a partir da aplicação conceitual à história
político-cultural brasileira, identificando os locais e as épocas em que as identificações foram elaboradas. A partir disso, a leitura aprofundada das mídias servirá de base para a possível atualização conceitual da identidade e sua relação com a canção popular. ___________________________________________________________________ ABSTRACT This study aims to understand the views of the media specialized on music on
setting the current brazilian music scene, considering the spaces and the representations of national identity in publications concerning the magazines Billboard Brasil (No. 31 to 36) and Rolling Stone (No. 69 to 74 and the blogs Notas Musicais and Antônio Carlos Miguel (from September to November 2012). The considerations concerning national identity will be given from the conceptual application to brazilian political and
cultural history, identifying where and when the identifications were elaborated. From
this, the thorough reading of the media serve as a basis for possible update of the
concept of identity and its relations with the popular song. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2013. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons