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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreitas, Vera Lucas de-
dc.contributor.authorXavier, Flávia Freitas-
dc.identifier.citationXAVIER, Flávia Freitas. Estimulando a leitura no primeiro ano do ensino fundamental por meio do letramento. 2013. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo a investigação de como os professores da Escola Criança Feliz estimulam a leitura e a escrita de seus alunos por meio do letramento. Para isso foi necessário saber se os professores receberam em seu curso de formação ensinamento para lidar com as teorias do letramento e de gênero e se essas teorias realmente contribuem para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos. Dentre as referências consultadas, Magda Soares (2010 p. 18) menciona que letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter se apropriado da escrita. Nesse sentido, uma pessoa letrada, torna-se uma pessoa diferente, manifestando forma diferente de pensar, pois ela é mais que alfabetizada, ela sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita. Contudo, o indivíduo pode não saber ler e escrever, ser analfabeto, porém ele pode ter a leitura de mundo. Entretanto, é importante que os professores percebam que a leitura e a escrita estão intimamente ligadas ao aprendizado do aluno, uma vez que fazem parte da alfabetização e que o letramento é fundamental, pois é mais que alfabetizar. As teorias que apoiaram a discussão do tema foram a do letramento e teoria dos gêneros e tivemos como interlocutores os seguintes autores: Carvalho (2012), Kleiman (1995, 2000, 2001, 2005), Rojo (2001), Soares (2010). Além desses, sobre questões de leitura, consultamos Cagliari (1996), Oliveira (1997), Silvia (2003). Esta investigação utilizou-se da abordagem qualitativa para coleta e análise de dados e os instrumentos de coleta foram questionários. Tivemos como resultado que a maioria das professoras receberem em seu curso de formação ensinamentos sobre as teorias dos gêneros e do letramento e que os professores têm utilizado o letramento em sala de aula, no intuito de estimular a leitura e escrita, despertando no aluno o gosto pela leitura na escola pesquisada.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordCrianças - livros e leituraen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.titleEstimulando a leitura no primeiro ano do ensino fundamental por meio do letramentoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-12T15:24:35Z-
dc.date.available2013-07-12T15:24:35Z-
dc.date.issued2013-07-12T15:24:35Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5656-
dc.language.isoPortuguêsen
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