Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5630
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_WesleyBrunnoSilvadoNascimentoGomes.pdf914,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação e Tecnologia no Campo : potencialidades e limites do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) para a formação de jovens em Angico, na Bahia
Autor(es): Gomes, Wesley Brunno Silva do Nascimento
Orientador(es): Lopes, Ruth Gonçalves de Faria
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia na educação
Educação do campo
Ensino médio
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 10-Jul-2013
Referência: GOMES, Wesley Brunno Silva do. Educação e Tecnologia no Campo: potencialidades e limites do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) para a formação de jovens em Angico, na Bahia. 2013. 86 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho monográfico é fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, cujo objetivo principal foi investigar o potencial e os limites do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica– EMITec para a formação de jovens do Ensino Médio do povoado de Angico, na Bahia. Para tanto, foram realizadas observação e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos no programa, estudantes, mediadores, coordenadora e diretor de escola, buscando uma interação direta e a participação dos mesmos na coleta de informação sobre o programa. No estado da Bahia, o programa nasce da necessidade de ofertar com qualidade o Ensino Médio aos jovens e dultos estudantes do campo, que residem distante dos grandes centros de educação das séries finais da Educação Básica e das possibilidades abertas pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. As TIC têm possibilitado o avanço no sistema educacional nacional e na oferta de um ensino de qualidade. O estudo evidenciou que, em Angico, o EMITec, apresenta alguns fatores limitadores, em especial, as constantes falhas da internet e a falta de um diálogo mais próximo entre os gestores locais. No entanto, tem possibilitado aos jovens e adultos, principalmente trabalhadores e pais de família, o acesso e a e conclusão da educação básica, sendo o seu maior potencial o de garantir o direito à formação de nível médio a esses sujeitos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons