Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5600
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SameaCristinaNogueiraSampaio.pdf835,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de artes visuais na EJA em Sena Madureira-AC : relação entre os alunos da EJA e a UAB/UnB 2
Autor(es): Sampaio, Samea Cristina Nogueira
Orientador(es): Vulcão, Maria Goretti Vieira
Coorientador(es): Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Assunto: Arte na educação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 8-Jul-2013
Referência: SAMPAIO, Samea Cristina Nogueira. O ensino de artes visuais na EJA em Sena Madureira-AC: relação entre os alunos da EJA e a UAB/UnB 2. 2012. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.
Resumo: A pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento de atividades educativas com oficinas seguidas de exposições artísticas na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública da cidade de Sena Madureira-AC. Visa à promoção de uma exposição de artes por parte dos alunos, favorecendo o ensino de artes e a exposição do trabalho como estratégia para o aprendizado da disciplina. Este trabalho tem por objetivo explorar a bagagem de conhecimentos e experiências que os alunos da Educação de Jovens e Adultos já possuem, para assim, oferecer aulas que sejam amplas e diversificadas, e que levem em consideração esse conhecimento dos estudantes. O ensino de artes para jovens e adultos requer uma postura diferente por parte do educador e será sobre essa postura que nossa investigação vai se debruçar. A escola escolhida para observação e desenvolvimento da proposta a ser apresentada foi a Escola Municipal Guttemberg Modesto da Costa em Sena Madureira. A metodologia aplicada na formulação do plano de curso valoriza os conhecimentos cotidianos e o ensino de arte contemporânea como fonte para o desenvolvimento de atividades práticas. Promove-se um plano de curso que leve em consideração a leitura e contextualização da obra de arte e apresentação teórica seguida da prática e do processo criativo a ser exposto em um evento organizado pelos próprios estudantes. Buscaremos também a reflexão sobre atitudes pessoais e coletivas tendo como base autores que defendem essa valorização e utilização dos conhecimentos cotidianos, como sendo essenciais no processo de ensino- aprendizagem. Por fim, são apresentados planos de curso que levem em consideração o fazer e a exibição do trabalho de arte como elemento chave na promoção da disciplina por parte dessa faixa etária de estudante. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research presents a proposal for development of educational activities with workshops followed by exhibitions in artísticas Youth and Adults in a public school in the town of Sena Madureira-AC. Aims to promote an art exhibition by students, favoring the teaching of arts and exhibition of the work as a strategy for learning the discipline. This study aims to explore the baggage of knowledge and experience that students of Youth and Adults already have, thus, offer classes that are broad and diverse, and that take into account the knowledge of the students. The arts education for youth and adults requires a different attitude on the part of the educator and will be on this attitude that our investigation will lean. The school chosen for observation and development of the proposal was to be presented to the Modesto City School Guttemberg in Costa Sena Madureira. The methodology applied in formulating the course plan values the expertise and the everyday teaching of contemporary art as a source for the development of practical activities. Promotes up a course plan that takes into account the reading and contextualization of the artwork and theoretical presentation followed by practical and creative process to be exhibited at an event organized by the students themselves. We seek also to reflect on personal and collective attitudes based on authors who defend these values and everyday use of knowledge as being essential in the teaching-learning process. Finally, we present ongoing plans that take into account the make and display art work as a key element in promoting discipline by this age student.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons