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Título: Avaliação da acessibilidade arquitetônica de espaços do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília
Autor(es): Negreiros, Paula de Lima
Orientador(es): Alves, Ana Cristina de Jesus
Assunto: Acessibilidade
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 27-Fev-2013
Data de publicação: 8-Jul-2013
Referência: NEGREIROS, Paula de Lima. Avaliação da acessibilidade arquitetônica de espaços do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. 2013. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As dificuldades encontradas nos ambientes arquitetônicos fazem com que as pessoas possam estar restritas a frequentar alguns espaços, assim dificultando sua vida social. Surge então a importância da acessibilidade arquitetônica, a qual possibilita que todas as pessoas, com qualquer que seja a sua dificuldade, possa frequentar os espaços desejados. No Brasil, existe diversas universidades, incluindo a Universidade de Brasília, que já implementaram programas, serviços e projetos voltados para acessibilidade, porém a acessibilidade arquitetônica nem sempre é parte da adaptação feita. O objetivo do trabalho foi caracterizar os espaços arquitetônicos da Universidade de Brasília, avaliando-se o prédio Instituto Central de Ciências- ICC e o Restaurante Universitário- RU, quanto ao acesso às salas de aula, banheiros, lanchonetes e refeitórios do campus Darcy Ribeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual foi feita a avaliação dos espaços arquitetônicos, analisando-se os espaços, por meio de um checklist elaborado pela pesquisadora. Para a análise dos dados, foi realizada a comparação dos resultados do checklist com as normas da ABNT. Como resultados foram encontrados diversas irregularidades comparadas à Norma Brasileira de Acessibilidade NBR 9050, sendo estes discutidos à luz da literatura da área e apresentados para o Centro de Planejamento Oscar Niemeyer- CEPLAN, que e o órgão responsável pela arquitetura do campus, com propostas sobre os aspectos a serem melhorados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2013.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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