Resumo: | As dificuldades encontradas nos ambientes arquitetônicos fazem com que as pessoas possam estar restritas a frequentar alguns espaços, assim dificultando sua vida social. Surge então a importância da acessibilidade arquitetônica, a qual possibilita que todas as pessoas, com qualquer que seja a sua dificuldade, possa frequentar os espaços desejados. No Brasil, existe diversas universidades, incluindo a Universidade de Brasília, que já implementaram programas, serviços e projetos voltados para acessibilidade, porém a acessibilidade arquitetônica nem sempre é parte da adaptação feita. O objetivo do trabalho foi caracterizar os espaços arquitetônicos da Universidade de Brasília, avaliando-se o prédio Instituto Central de Ciências- ICC e o Restaurante Universitário- RU, quanto ao acesso às salas de aula, banheiros, lanchonetes e refeitórios do campus Darcy Ribeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual foi feita a avaliação dos espaços arquitetônicos, analisando-se os espaços, por meio de um checklist elaborado pela pesquisadora. Para a análise dos dados, foi realizada a comparação dos resultados do checklist com as normas da ABNT. Como resultados foram encontrados diversas irregularidades comparadas à Norma Brasileira de Acessibilidade NBR 9050, sendo estes discutidos à luz da literatura da área e apresentados para o Centro de Planejamento Oscar Niemeyer- CEPLAN, que e o órgão responsável pela arquitetura do campus, com propostas sobre os aspectos a serem melhorados. |