Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5593
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarlosHenriquedaSilvaSantos.pdf6,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Autores de artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil : um estudo da produção científica
Autor(es): Santos, Carlos Henrique da Silva
Orientador(es): Vilan Filho, Jayme Leiro
Assunto: Produção científica
Periódicos científicos
Ciência da informação
Bibliometria
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 8-Jul-2013
Referência: SANTOS, Carlos Henrique da Silva. Autores de artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil: um estudo da produção científica. 2013. [627] f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Estuda a produção dos autores de artigos de periódicos científicos das áreas de informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia) do Brasil publicados entre 1972 e 2011. Objetiva primeiramente produzir uma lista padronizada para ter um controle dos nomes dos autores, podendo assim, de uma maneira simples, indicar quantos e quem são os autores de artigos que compõem a comunidade cientifica das áreas de informação no Brasil. Além disso, visa ident ificar, a elite das áreas de informação no Brasil. Para alcançar o objetivo pretendido utilizouse como fonte de dados principal uma base de dados chamada ABCDM. O universo desta pesquisa são os 5305 artigos de periódicos científicos das áreas de informação publicados entre 1972 e 2011 no Brasil. Foram padronizados os códigos de identificação de todos os autores de artigos científicos de 1972 a 2011 das áreas de informação no Brasil, assim pôde-se, de uma forma mais ágil, realizar os objetivos desta pesquisa, atingindo os seguintes resultados: (1) Gerou-se uma lista padronizada que contém todos os autores do universo da pesquisa; (2) Encontrou-se a quantidade de autores que compõem a comunidade científica das áreas de informação no Brasil, que juntos somam 4323 autores, e identificou-se todos estes autores; (3) Indicou-se quem são os autores que compõem a elite produtora das áreas de informação no Brasil por meio da aplicação da lei do elitismo de Price. Os dados obtidos comprovam que, segundo os critérios de Price, esta elite não é produtiva, ainda assim, percebemos que muitos autores produzem pouco, enquanto poucos autores produzem muito.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia, 2013.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons