Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5538
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EdersonMarques.pdf215,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física escolar e melhoria da saúde : a perspectiva dos alunos da rede pública de Barretos/SP
Autor(es): Marques, Éderson
Orientador(es): David, Ana Cristina de
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Saúde escolar
Promoção da saúde
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: MARQUES, Éderson. Educação física escolar e melhoria da saúde: a perspectiva dos alunos da rede pública de Barretos/SP. 2012. 49 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2012.
Resumo: Este estudo teve como finalidade principal avaliar questões referentes à promoção da saúde em uma escola, além de se debater o desempenho dos educadores de educação física frente a estes processos. A indagação teve uma abordagem qualitativa e o processo utilizado foi à pesquisa participante. Na primeira fase do estudo foram avaliadas as bases teóricas empregadas pela instituição escolar. Através de um questionário pré-elaborado a qual foi aplicado aos alunos de uma escola municipal da cidade de Barretos com alunos do ensino fundamental. Ao final do estudo concluiu-se que os alunos em sua maioria gostam das aulas de Educação Física e que preferem atividades que tenha bola e poucos alunos participam de alguma atividade física fora da escola. Este estudo visa relatar a importância e a história da educação física no âmbito escolar, além de descrever a consciência corporal e dimensionamento do futuro, abordando também a perspectiva da inserção da recreação e lazer na educação física. Deste modo, os eixos de conteúdo esportes, seguidos de danças, lutas e ginásticas, que fazem parte dos PCNS de educação física, devem ser abordados como componentes ocasionados de situações que incentivem o discente na inclusão do seu papel como construtor de sua própria sabedoria em saúde. O educador deve ter uma visão na educação física e promoção da Saúde e como construir uma proposta para a saúde na escola, por meio da educação física e determinais os níveis de atividade física dos estudantes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil - Pólo Barretos/SP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons