Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5534
Título: | Atendimento educacional de estudantes com deficiência intelectual |
Autor(es): | Santos, Danuzia Pereira dos |
Orientador(es): | Sousa, Luzia Costa de |
Assunto: | Educação inclusiva Estudantes com necessidades educativas especiais Deficientes mentais - educação |
Data de apresentação: | Jan-2013 |
Data de publicação: | 3-Jul-2013 |
Referência: | SANTOS, Danuzia Pereira dos. Atendimento educacional de estudantes com deficiência intelectual. 2013. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo que objetivou analisar como ocorre o atendimento educacional de estudantes com deficiência intelectual no 5º ano de uma escola pública do município de Carinhanha, discutindo, as concepções de deficiência, de deficiência intelectual (DI), e de atendimento educacional numa perspectiva inclusiva, além de mostrar a importância da formação de professores/as na perspectiva inclusiva. Os discursos de cinco professoras em torno do atendimento educacional do estudante com deficiência, obtidos através de entrevista, foram confrontados com o que é defendido por autores estudiosos da área. Pode-se perceber, diante dos resultados colhidos, que há falta de conhecimento das professoras entrevistadas sobre a educação inclusiva, principalmente quando se trata do atendimento educacional do DI, mostrando assim, a necessidade de formação continuada que atenda a essas dificuldades. Também
ficou notório o despreparo da escola pesquisada para atender estes alunos em seu
meio, levando a prática pedagógica da instituição pesquisada a ser muitas vezes
segregadora e excludente. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons