Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5534
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DanuziaPereiradosSantos.pdf573,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atendimento educacional de estudantes com deficiência intelectual
Autor(es): Santos, Danuzia Pereira dos
Orientador(es): Sousa, Luzia Costa de
Assunto: Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Deficientes mentais - educação
Data de apresentação: Jan-2013
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: SANTOS, Danuzia Pereira dos. Atendimento educacional de estudantes com deficiência intelectual. 2013. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo que objetivou analisar como ocorre o atendimento educacional de estudantes com deficiência intelectual no 5º ano de uma escola pública do município de Carinhanha, discutindo, as concepções de deficiência, de deficiência intelectual (DI), e de atendimento educacional numa perspectiva inclusiva, além de mostrar a importância da formação de professores/as na perspectiva inclusiva. Os discursos de cinco professoras em torno do atendimento educacional do estudante com deficiência, obtidos através de entrevista, foram confrontados com o que é defendido por autores estudiosos da área. Pode-se perceber, diante dos resultados colhidos, que há falta de conhecimento das professoras entrevistadas sobre a educação inclusiva, principalmente quando se trata do atendimento educacional do DI, mostrando assim, a necessidade de formação continuada que atenda a essas dificuldades. Também ficou notório o despreparo da escola pesquisada para atender estes alunos em seu meio, levando a prática pedagógica da instituição pesquisada a ser muitas vezes segregadora e excludente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons