Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseniceSouzadeCastroDias.pdf437,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura e escrita na escola : um caminho para a cidadania em Carinhanha-BA
Autor(es): Dias, Josenice Souza de Castro
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Alfabetização
Leitura
Inabilidade na leitura
Letramento
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Jul-2013
Referência: DIAS, Josenice Souza de Castro. Leitura e escrita na escola: um caminho para a cidadania em Carinhanha-BA. 2013. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a questão da leitura e escrita em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Carinhanha-Ba. Elegemos como objetivo geral analisar os conhecimentos dos alunos em relação à leitura e à escrita e como objetivos específicos: identificar as facilidades e dificuldades dos alunos participantes deste estudo em relação à aprendizagem da leitura e escrita; verificar como são desenvolvidas as atividades de leitura e da escrita dos alunos; e identificar as causas do fracasso escolar dos alunos com relação ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Para fundamentar a análise de dados, utilizamos os referenciais teóricos dos autores: Ferreiro & Teberosky (1986), Soares (2007), Carvalho (2011), Godoy (1995), Cagliari (2007), Simó e Roca (2003) Freire (1986) e outras fontes. Na metodologia de pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa com os instrumentos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada com duas professoras do 2º ano do ensino fundamental que estavam trabalhando o processo alfabetização e a observação participante nas reuniões de planejamentos das professoras e na sala de aula, envolvendo os alunos. Os resultados deste estudo indicam que: a) apesar de as professoras se empenharem para desenvolverem o processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos, utilizando atividades diversificadas. As duas turmas apresentaram dificuldades de leitura e escrita, porém na sala da professora A os alunos apresentaram mais dificuldades, talvez por serem alunos da zona rural que têm menos acesso aos textos escritos, acompanhamento das famílias e dificuldades de participarem das aulas de reforço oferecidas pela escola. Já na sala da professora B as dificuldades dos alunos estão relacionadas à indisciplina, a falta de apoio da familia e a falta de controle da professora. Concluímos que neste estudo foi possível compreender por que os alunos destas duas turmas apresentam dificuldades para aprender a ler e escrever.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons