Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5524
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseluciaAlvesdeSena.pdf357,16 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Norma Lucia Neris de-
dc.contributor.authorSena, Joselucia Alves de-
dc.identifier.citationSENA, Joselucia Alves de. Como acontece a leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública no município de Carinhanha-BA. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo discutir a questão sobre como é feita a aquisição da leitura e escrita nas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Carinhanha BA. Tendo como objetivo geral: investigar os processos de ensino e aprendizagem de leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos do 2º e 3º dos anos iniciais do ensino fundamental, e como objetivos específicos: identificar o que os professores pensam sobre alfabetização e letramento, analisar os níveis da leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos e entender como os professores despertam em seus alunos o gosto pela leitura e escrita. Para o referencial teórico utilizamos os seguintes autores: Cagliari (2007), Godoy (1995), Ludke (1986), Soares (2003,2011), Rios(2009). Quanto a metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa com os instrumentos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada com três professoras do 2º e 3º ano do ensino fundamental. Os resultados deste estudo indicam que apesar do desempenho das professoras em trabalhar com a leitura e escrita constantemente, os alunos ainda sentem muitas dificuldades de leitura e escrita, mesmo que as atividades realizadas na sala de aula sejam diversificadas para chamar mais atenção dos alunos, os mesmos ainda não conseguem realizá-las sozinhos. Concluímos que neste estudo foi possível compreender como o professor trabalha para que os alunos possam aprender a ler e escrever, identificando a dificuldade desses alunos na leitura e escrita.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.titleComo acontece a leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública no município de Carinhanha-BAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-02T15:35:19Z-
dc.date.available2013-07-02T15:35:19Z-
dc.date.issued2013-07-02T15:35:19Z-
dc.date.submitted2013-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5524-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons