Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5517
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FabioLimadasChagas.pdf387,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação inclusiva e esporte escolar : análise da educação física no ensino fundamental em São José da Tapera-AL
Autor(es): Chagas, Fábio Lima das
Orientador(es): Carneiro, Fernando Henrique Silva
Assunto: Educação inclusiva
Educação física (Ensino fundamental)
Esportes e educação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 2-Jul-2013
Referência: CHAGAS, Fábio Lima das. Educação inclusiva e esporte escolar: análise da educação física no ensino fundamental em São José da Tapera-AL. 2012. 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2012.
Resumo: Durante os meus estudos como pesquisador em minha formação profissional, dentre todas a que me chamou mais atenção foi: O ensino do esporte nas aulas de Educação Física escolar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do município de São José da Tapera se insere no contexto de uma educação inclusiva? Assim o objetivo deste trabalho monográfico é compreender a relação de inclusão de alunos na prática esportiva escolar do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do município de São José da Tapera-AL. O estudo se aproxima de uma pesquisa em análise de conteúdo utilizando elementos que questionam o professor quanto a inclusão de alunos no ensino fundamental. Desse modo foi realizado pesquisas bibliográficas, para aprofundamento das ideias na compreensão dos aspectos inclusivos das aulas de Educação Física no que se refere a jogos escolares, professores e alunos da escola. Em seguida foram realizadas questões abertas e fechadas para professores e alunos, onde responderam acerca da inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física. Foi detectado que a minoria dos professores tinham formação em Educação Física nas escolas públicas de ensino em São José da Tapera. Deste modo foi realizado a análise dos conteúdos, onde as questões acerca da inclusão foram despertadas para documentação. Para finalização do processo de pesquisa, foram aplicadas entrevistas para 2 professores e questionários para 2 turmas inteiras de 8º e 9º ano. Compreende-se que os professores não têm uma formação concluída, porém aplicam-se aos conhecimentos destinados aos conteúdos da Educação Física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil – Pólo Santana do Ipanema – AL, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons