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Título: Parques infantis para a formação psicomotora e socioafetiva das crianças : Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI de Alto Paraíso de Goiás
Autor(es): Silva, Lúcia Christiane de Oliveira
Orientador(es): Zuchiwschi, José
Assunto: Educação de crianças
Parques de diversões
Atividades lúdicas
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 1-Jul-2013
Referência: SILVA, Lúcia Christiane de Oliveira. Parques infantis para a formação psicomotora e socioafetiva das crianças: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI de Alto Paraíso de Goiás. 2012. 85 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2012.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar os parques infantis para a formação psicomotora e socioafetiva das crianças de 4 e 5 anos de idade no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) de Alto Paraíso de Goiás. Esta proposta de pesquisa surge em função da problemática levantada durante inúmeros contatos realizados nas instituições educativas oportunizadas pelas disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia, principalmente as de projeto, a saber: Como resgatar a importância dos parques na formação da criança?. Como meio de transformação e conscientização da profissionalidade na Educação Infantil, observamos os parques como espaço fértil para as transformações sociais e o exercício da cidadania, entretanto, especificando a ‘vulnerabilidade’ no correr de seu desenvolvimento em aspectos afetivos, sociais e cognitivos os quais se integram ao ‘Eu’ infantil e as relações humanas que podem interferir positivamente ou negativamente a formação dessas crianças justificando-se a realização desta pesquisa monográfica. Os instrumentos metodológicos utilizados neste trabalho foram a observação e a entrevista por meio de questionário norteador semi-estruturado com perguntas abertas. Ao término desta pesquisa constatou-se que o parque infantil, mesmo quando usado apenas para a recreação sem nenhuma proposta pedagógica auxilia o desenvolvimento da criança como ser integral, e que se faz necessário um maior despertar por parte dos educadores e outros atores envolvidos no processo educativo das oportunidades preciosa que os parques infantis proporcionam neste sentido. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT.
The monographto analyze the contributions of playgrounds for training psychomotor socioaffective and children 4 and 5 years old at CMEI (Municipal Center Preschool) Alto Paraíso de Goiás. This research proposal arises due to the raises issues for numerous contacts made in educational institutions opportunities the disciplines of Bachelor of Pedagogy, especially the project, namely: How to redeem the importance of parks in the formation of the child ? As a means of transformation and awareness of professionalism in early childhood education, we see the parks as fertile ground for social change and citizenship, however, specifying the 'vulnerability' in the course of its development in emotional, social and cognitive which integrate the child and human relationships that can positively or negatively affect the formation of these children justifying this research monograph. As research methodology was conducted the case study as instruments of data collection was chosen by the use of observation and interview using a semi-structured questionnaire guiding. At the end of this research it was found that the playground, even when used only for recreation without any pedagogical aids the child's development as an integral being, and that it is necessary a greater awakening from educators and other stakeholders in the process educational opportunities that precious playgrounds provide this direction.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2012. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
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