Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais são os desafios da inclusão
escolar de alunos com deficiência em uma escola da rede municipal de Ensino no
município de Alexânia-Go. Precisamos pensar nas necessidades de um estudante com deficiência e enxergá-lo como qualquer cidadão, com suas dificuldades sim,
mas também com suas capacidades e direito à educação e a viver em sociedade, frequentando escolas como qualquer outra criança. Aceitar uma deficiência, seja
qual for, é aceitar também suas diferenças. Para que isto ocorra é necessário ter
uma resposta organizada para suas necessidades educacionais e isso deveria ser
uma das competências da escola. O processo de inclusão visa a um ensino de
qualidade para TODOS. Não só para aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais, mas para todos. Mas percebemos, nesta pesquisa, que nós não estamos preparados para isso, visto que todos nós, em algum momento, já fomos excluídos de um grupo social. Se a Lei de Diretrizes (1996) garante esse direito, então, o professor que tiver, em sua sala de aula, alunos com necessidades educativas especiais deverá aos poucos romper com o modelo tradicional de educação, fazendo com que esses alunos não sejam rotulados e não se basear somente nos diagnósticos fechados e, sim, no que observa no cotidiano, respeitando
as suas habilidades e individualidades, buscando caminhos que levem ao
desenvolvimento dessas pessoas. ________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study aimed to investigate what are the challenges of school inclusion of
students with disabilities in a school in the municipal school in the city of Alexânia-Go. We need to think about the needs of a student with disabilities and see it as any citizen, with their difficulties, yes, but also with their ability and right to education and to live in society, attending school like any other child. Accept a disability, whatever, is also accepting their differences. For this to happen you must have an organized response to their educational needs and this should be one of the responsibilities of the school. The inclusion process aims at providing quality education to ALL. Not
only for those present special educational needs, but for everyone. But realize this
research that we are not prepared for it, since we all, at some point, we have already
been excluded from a social group. If the Guidelines Law (1996) guarantees that
right, then the teacher has in the classroom, students with special educational needs, will gradually break away from the traditional model of education, so that these students are not labeled and not based only on diagnoses closed, but as seen in everyday life, respecting their abilities and personalities, seeking paths that lead to the development of these people. |