Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5494
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeciAntoniaAtanazio.pdf463,72 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Luzia Costa de-
dc.contributor.authorAtanazio, Leci Antonia-
dc.identifier.citationATANAZIO, Leci Antonia. Práticas de leitura nos espaços de uma escola municipal de Alexânia-GO. 2013. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral analisar como a biblioteca escolar está sendo utilizada por alunos e professores da instituição em estudo, e como objetivos específicos: analisar qual sua influência no processo de alfabetização e letramento, e também, como está sendo desenvolvido o interesse dos alunos pela leitura. Portanto, o estudo buscou analisar qual é a importância de se ter uma biblioteca dinâmica na escola, qual sua contribuição para o processo de leitura e escrita, e construção de uma consciência leitora em alunos e professores. Para fundamentar a análise de dados, se utilizou diferentes autores que conceituaram os termos biblioteca, alfabetização, letramento, e discutiram a importância da mediação do professor no aprendizado dos alunos, a fim de que, os mesmos possam criar estratégias de compreensão autônoma, atendendo às demandas de práticas letradas de seu cotidiano. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a experimental de cunho qualitativo, a coleta de dados para o estudo utilizou-se de recursos metodológicos como: observações do ambiente escolar, aplicação de questionário aos professores e realização de grupo focal com os alunos, após analisar os dados colhidos foi possível observar que houve uma mudança de comportamento dos sujeitos pesquisados, antes e após a implantação do uso de livros literários em sala de aula. Creio que este estudo foi pertinente ao analisar que mesmo com métodos simples, professores e alunos puderam melhorar a qualidade do processo de aprendizagem na escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBibliotecas escolaresen
dc.subject.keywordInteresses na leituraen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.titlePráticas de leitura nos espaços de uma escola municipal de Alexânia-GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-01T13:42:43Z-
dc.date.available2013-07-01T13:42:43Z-
dc.date.issued2013-07-01T13:42:43Z-
dc.date.submitted2013-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5494-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons