Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5493
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_JovelinaVieiraLimaNeta.pdf | 765,39 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Dificuldades de aprendizagem : fatores e problemas que contribuem para o fracasso escolar |
Autor(es): | Lima Neta, Jovelina Vieira |
Orientador(es): | Freitas, Vera Lucas de |
Assunto: | Fracasso escolar Distúrbios da aprendizagem Educação - participação dos pais |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 1-Jul-2013 |
Referência: | LIMA NETA, Jovelina Vieira Lima. Dificuldades de aprendizagem: fatores e problemas que contribuem para o fracasso escolar. 2013. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | A presente monografia é resultado de uma pesquisa qualitativa que conjugou observação participante e estudo bibliográfico focado no fenômeno do fracasso escolar. Além disso, foram utilizados questionários em uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública de uma cidade localizada ao sudoeste da Bahia no período de 2012, objetivando identificar fatores que geram dificuldades no processo de ensino/aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A aplicação dos questionários realizou-se com a participação de 25 colaboradores que contribuíram para a realização desta investigação. Entre eles, participaram alunos, pais, professores e a gestora da escola. Os questionários foram importantes para ajudar a esclarecer a realidade da escola pesquisada e forneceram elementos relevantes para o alcance de melhor resultado no espaço e dos sujeitos pesquisados. Como referencial teórico, algumas obras de cunho psicoeducacional foram utilizadas para subsidiar a temática, entre elas: Arroyo (2000), Patto (1999), Mannoni (1988), Aquin (1996), Harper (1980), Collres e Moyses (1996), Bencini (2006), Freire (1990), Morais (1995), Carvalho (2005), e Ferreiro e Teberosky (1999). No tocante aos resultados obtidos, pode-se perceber que as professoras e a gestora apresentam um conceito bem formulado sobre uma educação de qualidade, porém não condizem com a prática pedagógica desenvolvidas na escola. Os demais participantes como alunos e pais demonstraram concepções ilusórias sobre os problemas de aprendizagens, ideias já superadas mediante estudos realizados e concepções dos autores citados, em que se percebe a falta de acompanhamento dos pais na educação escolar de seus filhos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia |
Este item está licenciado na Licença Creative Commons