Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5487
Título: | A dança na educação física escolar : há possibilidades didáticas e metodológicas? |
Autor(es): | Mariano, Ana Maria da Silva |
Orientador(es): | Silva, Margarete Zambeli da |
Assunto: | Dança na educação Educação física Prática de ensino - educação física |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 1-Jul-2013 |
Referência: | MARIANO, Ana Maria da Silva. A dança na educação física escolar: há possibilidades didáticas e metodológicas? 2012. vii, 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2012. |
Resumo: | Este estudo visa realizar uma reflexão sobre a Dança como um dos conteúdos a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física Escolar, sua importância e seus benefícios na formação integral dos alunos. Busca identificar sua presença ou ausência nas aulas, as metodologias utilizadas pelos professores, bem como a justificativa apresentadas pelos mesmos para desconsiderarem esse importante conteúdo. Procuramos realizar uma investigação sobre a formação inicial e continuada dos professores de Educação Física da rede pública da cidade de Barretos-SP, bem como informações sobre suas práticas pedagógicas a fim de podermos discutir propostas metodológicas que viabilizassem e tornassem a Dança mais presente nas aulas de Educação Física Escolar. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo com 20 professores da rede pública de ensino da cidade de Barretos a partir da metodologia do estudo de caso. Pudemos observar, nesta investigação, que a maioria dos professores só tiveram experiência com dança na graduação. Apesar de relatarem que conseguiram relacioná-la como um conteúdo importante nas aulas de Educação Física, os esportes e os jogos e brincadeiras ainda continuam sendo priorizados em suas aulas. Nossos resultados indicam que a Dança, quando contemplada nas aulas de Educação Física Escolar se faz, na maioria das vezes, voltadas às festividades da escola e que muitos professores não consideram sua formação suficiente para ministrar tal conteúdo. Conclui-se nesse estudo, que uma das possibilidades para que a Dança se faça mais presente nas aulas de Educação Física seja a capacitação dos professores levando-os a refletir sobre a importância desse conteúdo na formação integral do aluno. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Pólo Barretos-SP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons