Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5487
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnaMariadaSilvaMariano.pdf640,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Margarete Zambeli da-
dc.contributor.authorMariano, Ana Maria da Silva-
dc.identifier.citationMARIANO, Ana Maria da Silva. A dança na educação física escolar: há possibilidades didáticas e metodológicas? 2012. vii, 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Pólo Barretos-SP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractEste estudo visa realizar uma reflexão sobre a Dança como um dos conteúdos a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física Escolar, sua importância e seus benefícios na formação integral dos alunos. Busca identificar sua presença ou ausência nas aulas, as metodologias utilizadas pelos professores, bem como a justificativa apresentadas pelos mesmos para desconsiderarem esse importante conteúdo. Procuramos realizar uma investigação sobre a formação inicial e continuada dos professores de Educação Física da rede pública da cidade de Barretos-SP, bem como informações sobre suas práticas pedagógicas a fim de podermos discutir propostas metodológicas que viabilizassem e tornassem a Dança mais presente nas aulas de Educação Física Escolar. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo com 20 professores da rede pública de ensino da cidade de Barretos a partir da metodologia do estudo de caso. Pudemos observar, nesta investigação, que a maioria dos professores só tiveram experiência com dança na graduação. Apesar de relatarem que conseguiram relacioná-la como um conteúdo importante nas aulas de Educação Física, os esportes e os jogos e brincadeiras ainda continuam sendo priorizados em suas aulas. Nossos resultados indicam que a Dança, quando contemplada nas aulas de Educação Física Escolar se faz, na maioria das vezes, voltadas às festividades da escola e que muitos professores não consideram sua formação suficiente para ministrar tal conteúdo. Conclui-se nesse estudo, que uma das possibilidades para que a Dança se faça mais presente nas aulas de Educação Física seja a capacitação dos professores levando-os a refletir sobre a importância desse conteúdo na formação integral do aluno.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDança na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação físicaen
dc.subject.keywordPrática de ensino - educação físicaen
dc.titleA dança na educação física escolar : há possibilidades didáticas e metodológicas?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-07-01T12:53:01Z-
dc.date.available2013-07-01T12:53:01Z-
dc.date.issued2013-07-01T12:53:01Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5487-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons