Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5480
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VaniFrancadosSantos.pdf841,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação inclusiva : uma responsabilidade a ser compartilhada por todos
Autor(es): Santos, Vani França dos
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 1-Jul-2013
Referência: SANTOS, Vani França dos. Educação inclusiva: uma responsabilidade a ser compartilhada por todos. 2013. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: A presente monografia tem por objetivo analisar a implementação da educação inclusiva em uma escola municipal no interior do município de Carinhanha na Bahia. A mesma busca conhecer a realidadeda comunidade escolar, no que diz respeito às reflexões, as crenças, as praticas, os sentimentos, as novas tomadas de decisões em prol de uma educação inclusiva de qualidade. Foi por meio de desafios que a sociedade e as instituições de ensino tiveram que se projetar para uma nova sociedade, mais inclusiva e com direitos assegurados por lei. A cidadania é uma conquista decorrente dessa garantia e a escola é uma importante agente promotora desse processo, assim toda a criança com deficiência deve receber apoio diferenciado. A metodologia aplicada baseou-se na abordagem qualitativa e quantativa e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi questionário semi-estruturado, aplicado a seis rofessores dessa instituição de ensino. Os resultados obtidos apontaram que a comunidade escolar vê a educação inclusiva como um processo em andamento que precisa aperfeiçoar com urgência seu quadro de profissionais, estrutura da escola, conscientizar a comunidade de seus direitos assegurados, bem como cobrar dos órgãos que a compete mais atenção para dar sustentabilidade a essa prática. A escola deve encontrar formas de educar com sucesso todas as crianças que queira se beneficiar de suas acções pedagógicas, já que o principal objetivo dessa inclusão é que todos os alunos aprendem juntos, independente de suas dificuldades e das diferenças que presentam.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons