Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5477
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NilcionirCostaFerreiraGarcez.pdf818,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexão sobre a prática educativa para uma ação criativa do professor : uma experiência com projetos na escola municipal Zeca de Farias
Autor(es): Garcez, Nilcionir Costa Ferreira
Orientador(es): Sousa, Luzia Costa de
Assunto: Prática de ensino
Criatividade (Educação)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: GARCEZ, Nilcionir Costa Ferreira. Reflexão sobre a prática educativa para uma ação criativa do professor: uma experiência com projetos na escola municipal Zeca de Farias. 2013. 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: A presente monografia teve o objetivo de analisar se a aplicação e o desenvolvimento de projetos em sala de aula auxiliaram os professores da Escola municipal Zeca de Farias a refletir sobre sua prática educativa proporciona mudanças em sua metodologia favorecendo a formulação de ações criativas. Durante observações realizadas nas atividades de estágio propostas no decorrer do curso de Licenciatura em Pedagogia levantou-se a seguinte problemática: A reflexão do professor sobre a sua prática educativa proporciona mudanças em sua metodologia favorecendo a formulação de ações criativas? Atualmente existem várias visões teóricas que apoiam a aplicação e o desenvolvimento de projetos de forma interdisciplinar como uma ação que leva os alunos a desenvolverem suas competências e habilidades como por exemplo, formosinho (2007), Hernández (1998 e 2012) Gadotti (2006), Luckesi (1994), Saviani (1998), Gerir (2012) entre outros autores justificando-se assim a confecção deste estudo. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa assumindo a forma de estudo de caso na Escola Municipal Zeca de Farias, que durante o ano de 2012 recebeu o grupo de bolsista da UnB Cerrado desenvolvendo projetos englobando várias temáticas. Buscou-se analisar se a ação realizada pelo grupo afetou positivamente a prática dos professores na perspectiva de diagnosticar se após a experiência ocorreram ou não ações criativas nas suas salas de aula ou se apenas ocorreu uma tomada de consciência, dos professores investigados, da necessidade de mudança das práticas educacionais, para tal aplicou-se questionário semiestruturado com perguntas abertas. Ao término desta monografia considerou-se que os professores investigados compreendem que o uso de projetos é, sem dúvida, uma ferramenta auxiliar muito importante para auxiliar na passagem da prática copista para a ação criativa, contudo encontram ainda certa dificuldade de fazer uso dos projetos e de outras ações envolvendo a interdisciplinaridade. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis aimed to examine whether the application and development of projects in the classroom aided school teachers municipal Zeca de Farias to reflect on their educational practice provides changes in its methodology favoring the development of creative actions. Observations made during the internship activities proposed during the course of Pedagogy rose the following problem: A teacher's reflection on their practice provides educational changes in its methodology facilitating the formulation of creative actions? Currently there are several theoretical views which support the implementation and development of interdisciplinary projects as an action that leads students to develop their skills and abilities such as Formosinho (2007), Hernández (1998 and 2012) Gadotti (2006), Luckesi (1994), Saviani (1998), Manage (2012) among other authors thereby warranting the preparation of this study. The methodology used was qualitative research taking the form of a case study at the Municipal School Zeca de Farias, that during the year 2012 the group received a scholarship from UNB Cerrado developing projects covering various topics. We sought to examine whether the action taken by the group positively affected the teachers' practice from the perspective of diagnosis after the experience occurred or not creative actions in their classrooms or if only there was an awareness, teachers investigated, the need for change in educational practices for such applied semi-structured questionnaire with open questions. At the end of this monograph was considered that teachers understand that investigated the use of projects is undoubtedly a very important auxiliary tool to assist in the practice passage copyist for creative action, yet still find some difficulty in making use of projects and other actions involving interdisciplinary.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons