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https://bdm.unb.br/handle/10483/5475
Título: | Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Evanúzia Rocha dos |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Ensino fundamental Leitura Inabilidade na leitura Crianças - escrita |
Data de apresentação: | Abr-2013 |
Data de publicação: | 28-Jun-2013 |
Referência: | SANTOS, Evanúzia Rocha dos. Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 86 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | No presente estudo, optei estudar o desenvolvimento da leitura e escrita com o
objetivo de, identificar o desenvolvimento dos alunos do 2º, 3º e 4º anos do ensino
fundamental de uma escola pública do Povoado de Santa Luzia no Município de
Carinhanha – BA. Elaboramos como objetivos específicos: identificar o que vem
dificultando a aprendizagem da leitura e escrita dos alunos da escola pesquisada;
identificar como acontece a prática pedagógica dos professores em relação à leitura e à escrita; analisar o Projeto Politico-Pedagógico (PPP) da escola com foco nos projetos de leitura e escrita destinadas aos alunos nos anos iniciais. Para fundamentar a análise de dados, elaboramos o referencial teórico pautado nos autores: Freire (1987), Martins (2007), Carvalho (2005), Ferreiro (2011). A
metodologia utilizada foi à qualitativa, cujos participantes foram três professores do ensino fundamental e a coordenadora pedagógica da escola. Todos os professores
são graduados em Pedagogia e possuem experiência docente. Os instrumentos
utilizados para coleta de dados foram: uma entrevista semiestruturada com um
roteiro para orientar o diálogo entre pesquisadora e participantes e a observação em sala de aula, cujo foco era a prática pedagógica. Os resultados obtidos foram: a) os professores desenvolvem a prática de leitura e escrita, porém o tempo não é
suficiente para incentivar os alunos, pois o tempo é curto e nem todos os alunos
estavam totalmente alfabetizados; b) têm alunos repetentes que está há anos no
mesmo nível escolar que além de não acompanhar os assuntos, porque não leem
nem escrevem, dificultam a prática pedagógica do professor que precisa dar atenção aos alunos que não estão alfabetizados; c) os alunos que já estão alfabetizados reclamam que têm de ficar revendo tudo àquilo que já sabem; d) O que tem dificultado o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos é a falta de
acompanhamento de alguém que sabe ler e escrever, pois os que sentem mais dificuldades são filhos de pais analfabetos, porém o período de aula é curto e que
esse trabalho deveria continuar em casa. Se não tem alguém que incentiva e
acompanha esses alunos, fica difícil de aprender e criar o gosto pela leitura e escrita. Por mais que a leitura e escrita esteja impregnada no cotidiano dos professores, ainda falta muito para colocar em prática com os seus alunos. Sem essa prática não vai fazer muito sentido para os alunos e até mesmo o próprio professor. Talvez não seja por vontade própria que isso vem acontecendo, mas pelo acúmulo de atividades diárias de sua docência, que acaba por prejudicar não só a si próprio,
mas a possibilidade de desenvolver uma prática qualificada de leitura e escrita.
Portanto para que ocorram mudanças no processo da leitura e escrita faz-se
necessário que os professores promovam com seus alunos grupos de estudos para que esses possam desenvolver a leitura e a escrita com a dedicação e incentivo
necessários. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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