Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5465
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FlaviaJanailaVelosodeAguiarSilva.pdf250,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A valorização das brincadeiras como objeto sócio-pedagógico no município de Alto Paraíso - GO
Autor(es): Silva, Flávia Janáila Veloso de Aguiar
Orientador(es): Silva, Margarete Zambeli da
Assunto: Brincadeiras
Educação física para crianças
Educação de crianças
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: SILVA, Flávia Janáila Veloso de Aguiar. A valorização das brincadeiras como objeto sócio-pedagógico no município de Alto Paraíso - GO. 2012. 51 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso-GO, 2012.
Resumo: Identificamos na região certa necessidade em verificar como são trabalhadas as brincadeiras no ambiente escolar da Educação Infantil no município de Alto Paraíso de Goiás. Buscamos observar a relevância que os profissionais da Educação Infantil concedem às brincadeiras em seu planejamento, para poder também avaliar a opinião de professores e diretores. Para isso, utilizamos como objetivo analisar a importância que as brincadeiras têm na rotina de uma turma de Educação Infantil, identificando os elementos que privilegiem as brincadeiras e analisando o planejamento das mesmas na Educação Infantil. Nossa metodologia consistiu na aplicação de entrevistas semi-abertas com três professoras das redes pública e privada de ensino da região. Pudemos observar que as professoras entrevistadas reconhecem os benefícios que as brincadeiras proporcionam para as crianças e a necessidade de aplicá-las no ambiente escolar, porém, a instituição como um todo não se preocupa em conceder um espaço maior às brincadeiras considerando os outros conteúdos mais relevantes à alfabetização mais importantes que as brincadeiras. Essa situação é bastante preocupante quando observamos os benefícios em se trabalhar as brincadeiras e a recreação na Educação Infantil, onde observamos o descaso e despreparo da entidade escolar em garantir um padrão de qualidade na aprendizagem das crianças. Pode-se concluir assim, que, as brincadeiras embora observadas como uma oportunidade de aprendizagem única para as crianças, por vezes lhe é atribuída o objetivo de assimilação de outros conteúdos, ou seja, desviando-se de uma finalidade em si mesma, a recreação e diversão da criança.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Alto Paraíso, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons