Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5465
Título: | A valorização das brincadeiras como objeto sócio-pedagógico no município de Alto Paraíso - GO |
Autor(es): | Silva, Flávia Janáila Veloso de Aguiar |
Orientador(es): | Silva, Margarete Zambeli da |
Assunto: | Brincadeiras Educação física para crianças Educação de crianças |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 28-Jun-2013 |
Referência: | SILVA, Flávia Janáila Veloso de Aguiar. A valorização das brincadeiras como objeto sócio-pedagógico no município de Alto Paraíso - GO. 2012. 51 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso-GO, 2012. |
Resumo: | Identificamos na região certa necessidade em verificar como são trabalhadas as brincadeiras no ambiente escolar da Educação Infantil no município de Alto Paraíso de Goiás. Buscamos observar a relevância que os profissionais da Educação Infantil concedem às brincadeiras em seu planejamento, para poder também avaliar a opinião de professores e diretores. Para isso, utilizamos como objetivo analisar a importância que as brincadeiras têm na rotina de uma turma de Educação Infantil, identificando os elementos que privilegiem as brincadeiras e analisando o planejamento das mesmas na Educação Infantil. Nossa metodologia consistiu na aplicação de entrevistas semi-abertas com três professoras das redes pública e privada de ensino da região. Pudemos observar que as professoras entrevistadas reconhecem os benefícios que as brincadeiras proporcionam para as crianças e a necessidade de aplicá-las no ambiente escolar, porém, a instituição como um todo não se preocupa em conceder um espaço maior às brincadeiras considerando os outros conteúdos mais relevantes à alfabetização mais importantes que as brincadeiras. Essa situação é bastante preocupante quando observamos os benefícios em se trabalhar as brincadeiras e a recreação na Educação Infantil, onde observamos o descaso e despreparo da entidade escolar em garantir um padrão de qualidade na aprendizagem das crianças. Pode-se concluir assim, que, as brincadeiras embora observadas como uma oportunidade de aprendizagem única para as crianças, por vezes lhe é atribuída o objetivo de assimilação de outros conteúdos, ou seja, desviando-se de uma finalidade em si mesma, a recreação e diversão da criança. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil - Alto Paraíso, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons