Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5449
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AliceCarvalhoDinizLeite.pdf307,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A necessidade torna o raciocínio elástico : uma análise do texto teatral Flávia, cabeça, tronco e membros, de Millôr Fernandes
Autor(es): Leite, Alice Carvalho Diniz
Orientador(es): Gomes, André Luís
Assunto: Fernandes, Millôr, 1924-
Representação literária
Teatro
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: LEITE, Alice Carvalho Diniz. A necessidade torna o raciocínio elástico: uma análise do texto teatral Flávia, cabeça, tronco e membros, de Millôr Fernandes. 2013. 59 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2013.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma breve análise da obra Flávia, cabeça, tronco e membros, escrita por Millôr Fernandes em 1963. Tem-se como ponto de partida o mote A necessidade torna o raciocínio elástico, extraído de outra peça do autor. A escolha deste mote deu-se em razão de os personagens da peça em foco mudarem suas opiniões de acordo com as dificuldades e desafios que surgiam ao longo de suas vidas. Esses personagens justificavam seus comportamentos para que parecessem compatíveis com as normas morais vigentes na sociedade e ao mesmo tempo adequados aos seus interesses particulares. O comportamento dúbio desses personagens foi entendido, neste trabalho, como uma metáfora em relação ao período histórico em que a peça fora escrita, imediatamente anterior à instauração do Regime Militar brasileiro de 1964. Para fundamentar esta análise, foi necessária a contextualização daquele momento histórico, além da reflexão sobre o processo de construção da moral dentro da sociedade. Entende-se que Millôr Fernandes fez de sua obra um meio para, entre outras finalidades, questionar comportamentos sociais vigentes no Brasil desde antes daquele período histórico e até mesmo em tempos mais recentes. A peça Flávia, cabeça, tronco e membros revela impressionante vitalidade, seu conteúdo crítico permanece mais que atual na segunda década do século XXI.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Literatura, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons