Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5440
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BernardinodeSenaFilho.pdf980,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação dos alunos nas atividades de educação fisica no ensino médio no colégio Odolfo Soares
Autor(es): Sena Filho, Bernadino de
Orientador(es): Montenhas, José das
Assunto: Educação física (Ensino médio)
Prática de ensino - educação física
Motivação na educação
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 27-Jun-2013
Referência: SENA FILHO, Bernadino de. A participação dos alunos nas atividades de educação fisica no ensino médio no colégio Odolfo Soares. 2012. x, 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ponte Alta–TO, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo junto aos alunos do ensino médio a refletir, analisar os fatores que levam a participação dos alunos na escolha dos conteúdos das atividades de educação física do colégio Odolfo Soares, foram utilizados instrumentos como entrevistas, questionário contendo perguntas que levantaram informações sobre relacionamento aluno x/aluno e aluno x/professor, sobre a importância dada às aulas e o que poderia ser feito para melhorá-las, e ficarem mais prazerosas. O interesse dos alunos nas aulas de educação física escolar é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem, lembrando que alguns elementos giram em torno desse fator, como as relações aluno/professor e aluno/aluno, o conteúdo das aulas e as metodologias utilizadas. De acordo com Darido e Rangel (2005) o movimento, sendo uma forma de interação humana, possui relação íntima das pessoas entre si e com o universo. Segundo a autora as atividades físicas propiciam símbolos de comunicação não verbais que facilitam a integração aluno/professor e contribuem para o sucesso do processo de aprendizagem. Obteve-se como resultado que ao contrário do que se tem encontrado na literatura. A participação dos alunos e alunas se deu de forma satisfatória, em relação à participação na pesquisa, de forma que responderam o questionário com perguntas. Com isso, encontramos as informações para a concretização da deste trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Pólo Porto Nacional–TO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons