Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5440
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BernardinodeSenaFilho.pdf980,37 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMontenhas, José das-
dc.contributor.authorSena Filho, Bernadino de-
dc.identifier.citationSENA FILHO, Bernadino de. A participação dos alunos nas atividades de educação fisica no ensino médio no colégio Odolfo Soares. 2012. x, 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ponte Alta–TO, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Pólo Porto Nacional–TO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo junto aos alunos do ensino médio a refletir, analisar os fatores que levam a participação dos alunos na escolha dos conteúdos das atividades de educação física do colégio Odolfo Soares, foram utilizados instrumentos como entrevistas, questionário contendo perguntas que levantaram informações sobre relacionamento aluno x/aluno e aluno x/professor, sobre a importância dada às aulas e o que poderia ser feito para melhorá-las, e ficarem mais prazerosas. O interesse dos alunos nas aulas de educação física escolar é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem, lembrando que alguns elementos giram em torno desse fator, como as relações aluno/professor e aluno/aluno, o conteúdo das aulas e as metodologias utilizadas. De acordo com Darido e Rangel (2005) o movimento, sendo uma forma de interação humana, possui relação íntima das pessoas entre si e com o universo. Segundo a autora as atividades físicas propiciam símbolos de comunicação não verbais que facilitam a integração aluno/professor e contribuem para o sucesso do processo de aprendizagem. Obteve-se como resultado que ao contrário do que se tem encontrado na literatura. A participação dos alunos e alunas se deu de forma satisfatória, em relação à participação na pesquisa, de forma que responderam o questionário com perguntas. Com isso, encontramos as informações para a concretização da deste trabalho.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação física (Ensino médio)en
dc.subject.keywordPrática de ensino - educação físicaen
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.titleA participação dos alunos nas atividades de educação fisica no ensino médio no colégio Odolfo Soaresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-27T14:07:48Z-
dc.date.available2013-06-27T14:07:48Z-
dc.date.issued2013-06-27T14:07:48Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5440-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons