Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5430
Título: | Aspectos pedagógicos na evasão da educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Silva, José Claudio da |
Orientador(es): | Melo, Lívia Veleda de Sousa e |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Evasão escolar |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 27-Jun-2013 |
Referência: | SILVA, José Claudio da. Aspectos pedagógicos na evasão da educação de jovens e adultos. 2013. 79 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores causadores da evasão do aluno na Educação de Jovens e Adultos, e aqueles, que impactam na sua permanência do ponto de vista pedagógico. O estudo preocupou-se em evidenciar a importância da permanência do aluno Jovem e Adulto na escola e apontar estratégias para mudar essa realidade. E o que mais se preocupa de forma geral é como amenizar ou até mesmo erradicar a presente situação. Na pesquisa foi usado como instrumento, questionário aplicado para os alunos individualmente. É muito importante analisar atentamente os fatores que impactam nos alunos que frequentam a escola, pois Jovens e Adultos possui toda uma história e as levam para fora da instituição escolar. O aluno de Educação de Jovens e Adultos, pode já ter sido aluno e evadiu da escola, e agora sua história trouxe de volta para sala de aula. Os resultados dessa pesquisa apontaram como causa principal da evasão dos alunos da educação de Jovens e Adultos, a questão do trabalho agrícola, influenciado pela necessidade financeira. E no aspecto pedagógico: a prática de aulas monótonas e desmotivadas desfavoráveis aos alunos de Educação de Jovens e Adultos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia a Distância, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons