Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5403
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CristinaSilvaNogueira.pdf553,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reis e reisados do município de Carinhanha - BA : memória e identidade
Autor(es): Nogueira, Cristina Silva
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Cultura popular - Carinhanha (BA)
Identidade
Memória
Data de apresentação: Abr-2013
Data de publicação: 25-Jun-2013
Referência: NOGUEIRA, Cristina Silva. Reis e reisados do município de carinhanha - BA: memória e identidade. 2013. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha, 2013.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão do Curso - TCC em Pedagogia a Distância apresenta a reflexão e pesquisa empírica em torno do tema Reis e Reisados do Município de Carinhanha-Ba - Memória e Identidade para os participantes dessa manifestação da cultura popular brasileira. Defini como objetivo geral do presente estudo, analisar como os participantes dos Reis e Reisados se identificam como integrantes de uma manifestação da cultura popular. A pergunta problema ficou assim formulada: Como a memória cultural está presente na cultura popular brasileira no contexto dos Reis e Reisados que ocorrem no Município de Carinhanha-Ba?Dessa questão, se desdobraram os objetivos específicos: a) Analisar como a memória cultural faz parte da manifestação dos reis e reisados para os participantes dessa manifestação da cultura popular; b) Verificar o processo histórico da manifestação dos reis e reisados; c) Analisar a importância social, cultural e de identidade dos reis e reisados para participantes dessa manifestação no Município de Carinhanha. Para o diálogo teórico no presente estudo lancei mão de estudiosos e pesquisadores da temática da cultura popular brasileira, tais como: Rocha(ano 2006); Silva(2008); Brandão(2002); Ortiz(2006); Torres e Cavalcante (2008); Passareli (2003); Bosi(2002), entre outros. Utilizei como metodologia de pesquisa para análise e interpretação dos dados recolhidos em campo, a abordagem qualitativa de natureza descritiva. A entrevista semiestruturada constitui-se no instrumento para a coleta dos dados, junto a três grupos de reisados pesquisados. Os dados levantados e a reflexão teórica ampliaram a compreensão do sentido e do significado da memória e da identidade cultural dos grupos pesquisados. Os resultados desse trabalho de pesquisa indicam que os participantes dos Reis e Reisados do Município de Carinhanha, demonstram compreender o sentido e o significado da memória e da identidade cultural presentes nessa manifestação da cultura popular. A vivência e a experiência da expressão cultural dos reisados para os grupos entrevistados é que define e reaviva em cada um, de seus integrantes o sentido de pertencimento e identidade social, tendo a memória cultural um importante componente desse processo. Nesse sentido, os participantes entrevistados expressam sua preocupação com a necessidade da continuidade e preservação da manifestação popular dos reisados no Município.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de pedagogia a distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons