Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5378
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SergioAparecidoBonomiJunior.pdf618,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valuation : avaliação de uma empresa do setor de transportes e logística brasileira pelo método do fluxo de caixa descontado
Autor(es): Bonomi Júnior, Sérgio Aparecido
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Fluxo de caixa
Ações (Finanças)
Mercado de capitais
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 24-Jun-2013
Referência: BONOMI JÚNIOR, Sérgio Aparecido. Valuation: avaliação de uma empresa do setor de transportes e logística brasileira pelo método do fluxo de caixa descontado. 2013. 110 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de comparar a precificação resultante do método de fluxo de caixa descontado com os preços de negociação das ações de uma empresa do setor de transportes e logística brasileira. Vivemos um recente crescimento da bolsa de valores em todo o mundo e a popularização da análise fundamentalista de empresas, seja para investimentos pessoais ou até mesmo em caso de aquisição e fusão entre empresas. Ferramentas surgem com o objetivo de auxiliar os investidores na sua tomada de decisão, eliminando inclusive fatores emocionais. No método de fluxo de caixa, analisa-se o desempenho passado da empresa e em linha a esse histórico, se trabalha em uma projeção de demonstrativo de resultados, balanço patrimonial e fluxo de caixa, buscando um valor justo para a empresa em questão ao trazer a valores presentes esse fluxo de caixa acrescido pela perpetuidade. O trabalho buscou aplicar a tradicional metodologia para fluxo de caixa descontado e observar se existe algum viés ou tendência de supervalorização ou subvalorização do modelo em relação aos preços de negócios realizados na Bolsa de Valores de São Paulo – BM&F BOVESPA. O caso não se confirmou ao avaliar a empresa EcoRodovias Concessões e Serviços, já que as diferenças entre os preços-alvo encontrados e os preços de negociação, nos períodos observados, foram aleatórias dentre subvalorização e supervalorização, comparativamente às negociações na BM&F BOVESPA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons