Título: | A gestão democrática na escola pública e a participação dos pais de alunos |
Autor(es): | Angelis, Cláudia Tavares Ribeiro de |
Orientador(es): | Moraes, Raquel de Almeida |
Assunto: | Escolas - organização e administração Educação - participação dos pais |
Data de apresentação: | Fev-2013 |
Data de publicação: | 24-Jun-2013 |
Referência: | ANGELIS, Cláudia Tavares Ribeiro de. A gestão democrática na escola pública e a participação dos pais de alunos. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiânia-GO, 2013. |
Resumo: | A pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e participação dos
pais na vida escolar dos filhos. A investigação justificou-se pela necessidade de se analisar a questão, de forma a verificar o estágio atual de democratização na gestão escolar e contribuir com o aprofundamento dos conhecimentos disponíveis sobre o tema. Investigou-se, assim, de que forma esses conceitos são vivenciados na
gestão da escola pública. Foi verificado que a escola pública ainda é carente de um
espírito democrático e participativo em todos os seus níveis. Evidenciou-se que ela,
na atualidade, tem uma gestão fundamentada em modelos tradicionais de coordenação do processo educativo, historicamente autoritário, onde as práticas democráticas não são privilegiadas. Contudo, a pesquisa deparou-se com pressupostos teóricos que apontam para a possibilidade de superação desse quadro, pelo envolvimento de toda a comunidade escolar em um processo de
democratização da gestão. Ressaltou-se, ainda, a constatação de que as famílias
não são omissas e indiferentes em sua relação com a escola. Os estudos analisados
negam uma renúncia a priori dessas famílias com relação à vida escolar dos filhos,
um desinteresse pela escola como atitude típica. Porém, os resultados apontam
para a realidade de que há um longo caminho a ser percorrido para que haja na
escola uma gestão que seja efetivamente participativa. Assim, defende-se que é de
suma importância, além dos condicionantes administrativos e estruturais incidentes,
o cultivo de uma cultura de participação, que envolva em seu processo não somente
os pais, mas, todos os sujeitos-atores da comunidade escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|