Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5376
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ClaudiaTavaresRibeirodeAngelis.pdf176,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão democrática na escola pública e a participação dos pais de alunos
Autor(es): Angelis, Cláudia Tavares Ribeiro de
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Escolas - organização e administração
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 24-Jun-2013
Referência: ANGELIS, Cláudia Tavares Ribeiro de. A gestão democrática na escola pública e a participação dos pais de alunos. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiânia-GO, 2013.
Resumo: A pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e participação dos pais na vida escolar dos filhos. A investigação justificou-se pela necessidade de se analisar a questão, de forma a verificar o estágio atual de democratização na gestão escolar e contribuir com o aprofundamento dos conhecimentos disponíveis sobre o tema. Investigou-se, assim, de que forma esses conceitos são vivenciados na gestão da escola pública. Foi verificado que a escola pública ainda é carente de um espírito democrático e participativo em todos os seus níveis. Evidenciou-se que ela, na atualidade, tem uma gestão fundamentada em modelos tradicionais de coordenação do processo educativo, historicamente autoritário, onde as práticas democráticas não são privilegiadas. Contudo, a pesquisa deparou-se com pressupostos teóricos que apontam para a possibilidade de superação desse quadro, pelo envolvimento de toda a comunidade escolar em um processo de democratização da gestão. Ressaltou-se, ainda, a constatação de que as famílias não são omissas e indiferentes em sua relação com a escola. Os estudos analisados negam uma renúncia a priori dessas famílias com relação à vida escolar dos filhos, um desinteresse pela escola como atitude típica. Porém, os resultados apontam para a realidade de que há um longo caminho a ser percorrido para que haja na escola uma gestão que seja efetivamente participativa. Assim, defende-se que é de suma importância, além dos condicionantes administrativos e estruturais incidentes, o cultivo de uma cultura de participação, que envolva em seu processo não somente os pais, mas, todos os sujeitos-atores da comunidade escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons