Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5371
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ChristianadeBrennerPilla.pdf1,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os contos, as lendas, as fábulas e os mitos como ferramenta para uma educação integral
Autor(es): Pilla, Christiana de Brenner
Orientador(es): Corrêa, Rosângela Azevedo
Assunto: Educação de crianças
Literatura infanto-juvenil
Contos folclóricos
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 24-Jun-2013
Referência: PILLA, Christiana de Brenner. Os contos, as lendas, as fábulas e os mitos como ferramenta para uma educação integral. 2013. 107 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Em março de 2012 foi dado início ao projeto de pesquisa que visou observar se os contos, as lendas, as fábulas e os mitos são, de fato, ferramentas para uma educação integral. Educação integral no sentido de contemplar todos os âmbitos do ser humano, levando em conta os seus processos de desenvolvimento para uma aprendizagem em diversos âmbitos, que faça sentido e que atue como elemento de vitalidade na criança. A presente pesquisa busca embasamento na pedagogia waldorf, idealizada por Rudolf Steiner e atualmente desenvolvida por centenas de educadores. A escola onde a pesquisa foi realizada não adota a pedagogia waldorf na íntegra, porém todas as observações realizadas, assim como a escolha das narrativas e as conclusões acerca da função destas no desenvolvimento da criança, em sua aprendizagem e no desenvolvimento das qualidades anímicas (no sentido de ânima, ânimo) do pensar, do sentir e do querer foram embasadas no conhecimento da antroposofia que é a base científica e filosófica de onde nasceu a pedagogia waldorf. Para a realização da pesquisa as crianças escutaram estórias durante todo o ano de 2012 e início de 2013 e fizeram atividades acerca dessas. As atividades desenvolvidas foram desenhos, produção de texto recontando as estórias, recapitulações orais das narrativas, dramatização de dois contos ao longo do ano, observações das crianças e seus respectivos processos. A pesquisa foi retomada no início de 2013, buscando escutar o depoimento das crianças e analisar os dados colhidos até então, para observar os resultados. Como resultado foi possível observar, através da análise dos desenhos, textos, dramatizações e das falas das crianças que as narrativas tiveram efeito vitalizante nas crianças individualmente e coletivamente na classe observada e que esse processo de pesquisa é contínuo e pode ser cada vez mais aprofundado e diversificado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons