| Título: | Os contos, as lendas, as fábulas e os mitos como ferramenta para uma educação integral | 
| Autor(es): | Pilla, Christiana de Brenner | 
| Orientador(es): | Corrêa, Rosângela Azevedo | 
| Assunto: | Educação de crianças Literatura infanto-juvenil
 Contos folclóricos
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| Data de apresentação: | Mar-2013 | 
| Data de publicação: | 24-Jun-2013 | 
| Referência: | PILLA, Christiana de Brenner. Os contos, as lendas, as fábulas e os mitos como ferramenta para uma educação integral. 2013. 107 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013. | 
| Resumo: | Em março de 2012 foi dado início ao projeto de pesquisa que visou observar se os 
contos, as lendas, as fábulas e os mitos  são, de fato, ferramentas para uma educação 
integral. Educação integral no sentido de contemplar todos os âmbitos do ser humano, 
levando em conta os seus processos de desenvolvimento para uma aprendizagem em 
diversos âmbitos, que faça sentido e que atue como elemento de vitalidade na criança. A presente pesquisa busca embasamento na  pedagogia waldorf, idealizada por Rudolf 
Steiner e atualmente desenvolvida por centenas de educadores. A escola onde a 
pesquisa foi realizada não  adota a pedagogia waldorf na  íntegra, porém todas as observações realizadas, assim como a escolha das narrativas e as conclusões acerca da função destas no desenvolvimento da  criança, em sua aprendizagem e no 
desenvolvimento das qualidades anímicas (no sentido de ânima, ânimo) do pensar, do 
sentir e do querer foram embasadas no conhecimento da antroposofia que é a base 
científica e filosófica de onde nasceu a pedagogia waldorf. Para a realização da pesquisa as crianças escutaram estórias durante  todo o ano de 2012 e início de 2013 e fizeram atividades acerca dessas. As atividades desenvolvidas  foram desenhos, produção de texto recontando as estórias,  recapitulações orais das narrativas, dramatização de dois contos ao longo do ano, observações das crianças e seus respectivos processos. A pesquisa foi retomada no início de 2013, buscando escutar o depoimento das crianças e analisar os dados colhidos  até então, para observar os resultados. Como resultado foi possível observar, através da análise dos desenhos, textos, dramatizações e das falas das crianças que as narrativas tiveram efeito vitalizante nas crianças individualmente e coletivamente na classe observada e que esse processo de pesquisa é contínuo e pode ser cada vez mais aprofundado e diversificado. | 
| Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | 
| Aparece na Coleção: | Pedagogia 
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