Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Iunes, Silvana Maria Silva | - |
dc.contributor.author | Bicalho, Ângela Maria Jalles | - |
dc.identifier.citation | BICALHO, Ângela Maria Jalles. O uso do material dourado na compreensão da subtração com desagrupamento. 2013. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho é fruto de observação em uma turma do 3º ano do ensino
fundamental, numa escola montessoriana, em Brasília. A metodologia para o ensino
da matemática evoluiu muito nos últimos anos, o que veio favorecer a aprendizagem
que acontece quando a criança é desafiada a compreender e analisar cada dificuldade que lhe é apresentada, utilizando o material dourado. Por isso a grande preocupação no uso de material concreto, manipulável como ajuda para melhor compreensão dos significados, e na resolução das situações-problema. Nesta observação foram propostas algumas situações à turma e investigado os procedimentos das crianças em relação ao desagrupamento, na
subtração e a compreensão dentro do processo educativo. É um desafio para os professores e mostra a importância do seu papel ao estimular o aluno a manipular o material em busca de uma solução. O aluno pode expressar a resolução de uma situação por um algoritmo, sem a compreensão do processo; o material dourado vai evidenciar a solução do mesmo, contribuindo e facilitando a aprendizagem do aluno. A compreensão do sistema de numeração decimal, base 10, e do valor posicional dos algarismos é uma base importante para que o aluno consiga dar continuidade, de forma gradativa, e com sucesso em outros conteúdos matemáticos, de acordo com a capacidade de cada um. Pode-se concluir a importância do uso do material
dourado no ensino da matemática, pois além de facilitar a compreensão do
desagrupamento na subtração, é a chave mágica para solucionar as diversas
situações dentro desta disciplina. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.title | O uso do material dourado na compreensão da subtração com desagrupamento | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-06-24T12:03:33Z | - |
dc.date.available | 2013-06-24T12:03:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-24T12:03:33Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5370 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|