Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5369
Título: | A literatura infantil nos anos do ensino fundamental na escola municipal Francisco Reis - Carinhanha-BA |
Autor(es): | Teixeira, Ednéia Rodrigues |
Orientador(es): | Pontes, Elício Bezerra |
Assunto: | Literatura infanto-juvenil Educação de crianças |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 24-Jun-2013 |
Referência: | TEIXEIRA, Ednéia Rodrigues. A literatura infantil nos anos do ensino fundamental na escola municipal Francisco Reis - Carinhanha-BA. 2013. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | A produção deste trabalho monográfico teve com objetivo sistematizar conhecimentos sobre como ocorre a inclusão da Literatura Infantil no currículo escolar da escola Francisco Reis na comunidade de Agrovila 15, no município de Carinhanha - Bahia propondo-se a discutir o papel que a literatura infantil desempenha sobre a aprendizagem da criança. E para obter as informações necessárias para responder minhas indagações iniciais, foi realizada uma pesquisa baseada numa abordagem qualitativa, e uma investigação observando diretamente duas salas de aula do 1º ano, uma do 2º, uma do 4º e uma do 5º ano, com duração total de 20 horas, bem como a aplicação de uma entrevista com as professoras das turmas observadas. Partimos da premissa de que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, o sentimento e o aprendizado de forma significativa. Sendo assim, as principais referências teóricas consultadas para a realização desta pesquisa foram Abramovich e Cademartori. Esses autores
mostraram a direção para nossa investigação, discussão e posicionamento acerca da
literatura infantil nas instituições de ensino. E para sistematizar este trabalho fiz uma pequena retrospectivada história da Literatura infantil buscando suas origens, as contribuições de Monteiro Lobato, no caso brasileiro e, por fim, a Literatura Infantil na sala de aula. As observações e entrevistas demonstraram que todas as professoras desta instituição participantes da pesquisa estão incluindo a Literatura Infantil no currículo, através da pedagogia de projetos desenvolvidos pela escola. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons