Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AntonioAudrodeSousaSilva.pdf814,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física escolar : a importância da seleção de conteúdos para a promoção da saúde nas aulas de educação física do ensino médio em Palmas-TO
Autor(es): Silva, Antônio Audro de Sousa
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Educação física (Ensino médio)
Prática de ensino - educação física
Promoção da saúde
Saúde escolar
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 21-Jun-2013
Referência: SILVA, Antônio Audro de Sousa. Educação física escolar: a importância da seleção de conteúdos para a promoção da saúde nas aulas de educação física do ensino médio em Palmas-TO. 2012. ix, 101 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: O presente trabalho buscou compreender a atuação do professor de Educação Física por meio dos parâmetros didáticos e pedagógicos sobre a temática da promoção da saúde nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio. Considerando que a Disciplina de Educação Física escolar deve oportunizar nas aulas a tematização desses conteúdos, segundo PCNs. Nesse sentido, buscou-se compreender como se dá esse processo, didático e pedagógico, com base na seleção de conteúdos e ministração das aulas dos professores, o aprendizado do aluno e a relação do coordenador entre as ações do professor/aluno. Teve como sujeitos da pesquisa dois professores de Educação Física, seis alunos do Ensino Médio e o coordenador. Adotou-se como método o estudo de caso e o questionário com perguntas abertas e fechadas, a análise documental e a observação simples como técnicas para a coleta dos dados, as quais foram analisadas e discutidas de forma qualitativa descritiva. Verificou-se que há uma dicotomia na atuação dos professores frente à tematização dos conteúdos relacionados à promoção da saúde, pois somente um mostrou-se proporcionar a temática da promoção da saúde nas suas aulas, o outro não. Contudo, constatou-se a falta da apropriação de recursos didáticos para dinamização das aulas para melhores resultados. Constatou-se, ainda, que a responsabilidade e compromisso do professor na elaboração de conteúdos no planejamento para aplicação das atividades diante da necessidade e realidade contemporânea é fundamental para conscientização, prevenção e manutenção da saúde dos alunos. Averiguou-se que a Educação Física é importante para os alunos, porém não a compreendem no sentido mais amplo dos benefícios proporcionados. Verificou-se que o coordenador, não considera importante a Educação Física para a saúde dos alunos, mas que a temática deve ser abordada. Dessa maneira, espera-se por meio deste trabalho, somar com as reflexões relacionadas à promoção da saúde e a Educação Física escolar, tendo o professor como norteador desse processo ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons