Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5358
Título: | O lúdico na concepção e prática dos professores de uma escola pública em Carinhanha-BA |
Autor(es): | Pereira, Dilza Cassiano |
Orientador(es): | Deconto, Neuza Maria |
Assunto: | Prática de ensino Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 21-Jun-2013 |
Referência: | PEREIRA, Dilza Cassiano. O lúdico na concepção e prática dos professores de uma escola pública em Carinhanha-BA. 2013. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso tem como foco central a discussão em torno do tema: O lúdico na concepção e prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral foi analisar as principais dificuldades que os
professores de uma escola Municipal da rede pública de ensino em Carinhanha -
Bahia, enfrentam para incluir o lúdico como recurso pedagógico em sua prática.
Participaram desse estudo, dois professores regentes, a coordenadora pedagógica e
a vice-diretora da escola. O trabalho de pesquisa decampo para coleta de dados teve
como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa usando principalmente os
instrumentos da observação sistemática e das entrevistas semiestruturadas. Esses
recursos metodológicos permitiram identificar a presença das atividades lúdicas no cotidiano escolar da instituição pesquisada. Para a sustentação teórica da análise, discussão e interpretação dos dados coletados, autores como Freire (1996), Kishimoto (1999), Maranhão (2007), Rau (2007) se fazem presentes. Os principais resultados obtidos nesse estudo apontam que as atividades lúdicas são propostas pedagógicas pontuais na rotina das crianças, pois é dada preferência às atividades consideradas mais escolares, tais como: ler e escrever. Essa concepção sinaliza a necessidade de repensar a postura do educador em sua prática educativa, pois a prática do lúdico na educação é fundamental para a formação de indivíduos capazes de cooperar, liderar, de viver em grupo e participar ativamente do seu processo de aprendizagem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons