Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona | - |
dc.contributor.author | Sousa, Geany Pereira de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Geany Pereira de. Qualidade em educação a distância: uma análise da relação tutoria presencial do Polo UAB/UnB de Carinhanha-BA e a permanência do aluno no curso. 2013. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | Um curso a distância deve garantir condições básicas para o desenvolvimento com qualidade e atender as reais condições do cotiano e necessidades dos estudantes que os
Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior a distância exige. A
EAD é uma modalidade de ensino que permite ao aluno tecer seu conhecimento, por meio de uma interatividade que existe entre os atores desse espaço. Mas para que isso
aconteça, é necessário que o estudante se sinta motivado com a atuação de uma figura
muito importante, a do tutor presencial. Ele é a peça chave para que o estudante
permaneça, desenvolva e se sinta motivado para levar seu curso adiante e alcançar seu
objetivo maior, a conclusão do mesmo. É partindo desse ponto que o presente estudo
busca analisar "a atuação dos tutores presenciais no polo de Carinhanha" para descobrir como a atuação dos mesmos propicia a participação contínua do estudo, de modo que o estudante tenha sucesso. Para realizar essa pesquisa foi feito a escolha de dois tutores presenciais e os estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia da UAB 1 no polo de Carinhanha-BA. A pesquisa baseou-se em um questionário elaborado com perguntas
objetivas e subjetivas para tutores e alunos que possibilitou uma análise qualitativa do tema, possibilitando assim mensurar os dados obtidos sobre a percepção dos tutores e alunos. A análise e interpretação dos dados coletados e o referencial teórico estudado deixaram claro, pelas falas dos participantes, a importância da atuação do tutor junto ao aluno. Na percepção dos estudantes, o tutor é visto como sujeito facilitador do processo de aprendizagem e deverá desempenhar o seu papel, cumprindo assim todas as suas
funções e abrangendo as dimensões pedagógicas, didáticas, tecnológicas e social. Conclui-se então que a tutoria presencial, considerando formação e atuação adequadas, contribuem para a permanência do estudante em cursos a distância, especialmente no sistema UAB. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação à distância | en |
dc.subject.keyword | Qualidade (Educação) | en |
dc.title | Qualidade em educação a distância : uma análise da relação tutoria presencial do Polo UAB/UnB de Carinhanha-BA e a permanência do aluno no curso | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-06-20T15:22:56Z | - |
dc.date.available | 2013-06-20T15:22:56Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-20T15:22:56Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5354 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|