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dc.contributor.advisorNogueira, Danielle Xabregas Pamplona-
dc.contributor.authorSousa, Geany Pereira de-
dc.identifier.citationSOUSA, Geany Pereira de. Qualidade em educação a distância: uma análise da relação tutoria presencial do Polo UAB/UnB de Carinhanha-BA e a permanência do aluno no curso. 2013. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractUm curso a distância deve garantir condições básicas para o desenvolvimento com qualidade e atender as reais condições do cotiano e necessidades dos estudantes que os Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior a distância exige. A EAD é uma modalidade de ensino que permite ao aluno tecer seu conhecimento, por meio de uma interatividade que existe entre os atores desse espaço. Mas para que isso aconteça, é necessário que o estudante se sinta motivado com a atuação de uma figura muito importante, a do tutor presencial. Ele é a peça chave para que o estudante permaneça, desenvolva e se sinta motivado para levar seu curso adiante e alcançar seu objetivo maior, a conclusão do mesmo. É partindo desse ponto que o presente estudo busca analisar "a atuação dos tutores presenciais no polo de Carinhanha" para descobrir como a atuação dos mesmos propicia a participação contínua do estudo, de modo que o estudante tenha sucesso. Para realizar essa pesquisa foi feito a escolha de dois tutores presenciais e os estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia da UAB 1 no polo de Carinhanha-BA. A pesquisa baseou-se em um questionário elaborado com perguntas objetivas e subjetivas para tutores e alunos que possibilitou uma análise qualitativa do tema, possibilitando assim mensurar os dados obtidos sobre a percepção dos tutores e alunos. A análise e interpretação dos dados coletados e o referencial teórico estudado deixaram claro, pelas falas dos participantes, a importância da atuação do tutor junto ao aluno. Na percepção dos estudantes, o tutor é visto como sujeito facilitador do processo de aprendizagem e deverá desempenhar o seu papel, cumprindo assim todas as suas funções e abrangendo as dimensões pedagógicas, didáticas, tecnológicas e social. Conclui-se então que a tutoria presencial, considerando formação e atuação adequadas, contribuem para a permanência do estudante em cursos a distância, especialmente no sistema UAB.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação à distânciaen
dc.subject.keywordQualidade (Educação)en
dc.titleQualidade em educação a distância : uma análise da relação tutoria presencial do Polo UAB/UnB de Carinhanha-BA e a permanência do aluno no cursoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-20T15:22:56Z-
dc.date.available2013-06-20T15:22:56Z-
dc.date.issued2013-06-20T15:22:56Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5354-
dc.language.isoPortuguêsen
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