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dc.contributor.advisorCosta, Helena Araújo-
dc.contributor.authorMiranda Júnior, Newton da Silva-
dc.identifier.citationMIRANDA JÚNIOR, Newton da Silva. Dificuldades para estabelecer ações de cooperação: estudo dos hotéis em Brasília. 2013. 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.en
dc.description.abstractO sucesso em ações de cooperação atualmente é considerado uma exceção e não uma regra, muito embora parte da literatura sublinhe tão somente os possíveis ganhos e vantagens proporcionados pelas parcerias entre empresas. Sendo um esforço entre os envolvidos para enfatizar o coletivo em detrimento do individual, autores reconhecem a complexidade e a dificuldade de estabelecer a cooperação no ambiente empresarial. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar dificuldades para se estabelecer relações sociais de cooperação entre os hotéis de Brasília, à luz dos fatores críticos e casos registrados pela literatura. Em conjunção, buscou-se compreender variáveis possivelmente associadas às dificuldades. Buscou-se, também, identificar as ações de cooperação entre os hotéis. Para o alcance dos objetivos desse estudo descritivo, foi realizada pesquisa de campo com vinte e oito hotéis. A consolidação e análise dos dados pautaram-se em análise estatística descritiva e teste de associação. Os resultados deixam a entrever um cenário competitivo amistoso entre os hotéis de Brasília, composto por ações de cooperação não densas, sendo a troca de informações a ação mais corriqueira. Além disso, de acordo com a percepção dos entrevistados, a ausência de suporte de entidades governamentais é o principal fator que dificulta o estabelecimento de parcerias entre eles, seguido pela falta de interesse alheio em cooperar, isto é, dos demais hotéis da região, assim como a falta de tempo para as reuniões com outros empresários. A carência de capital financeiro, o desconhecimento dos benefícios proporcionados pela cooperação e a falta de interesse próprio em cooperar com os demais foram as dificuldades menos expressivas. Dessa forma, embora haja boa vontade dos gerentes em colaborar com os demais e não seja evidenciada competição predatória entre eles, tais fatores não se mostraram suficientes para a existência de ações de cooperação mais complexas, corroborando, assim, com alguns estudos da literatura, porém, contrastando com outros. Por fim, quanto aos testes de associação do qui-quadrado, as análises estatísticas não revelaram correlação entre as dificuldades elencadas e as variáveis: tempo de atuação dos hotéis na região, porte, localização geográfica e o pertencimento a redes de bandeira.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAdministração de hotéisen
dc.titleDificuldades para estabelecer ações de cooperação : estudo dos hotéis em Brasíliaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-06-20T14:20:35Z-
dc.date.available2013-06-20T14:20:35Z-
dc.date.issued2013-06-20T14:20:35Z-
dc.date.submitted2013-02-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5350-
dc.language.isoPortuguêsen
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