Referência: | SANTOS, Lícia Mary Oliveira. A gestão encontrada na creche Toquinho de Gente, Alto Paraíso de Goiás. 142 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013. |
Resumo: | Este texto refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso que é de natureza
obrigatória e teve como objetivo principal observar a realidade encontrada na Instituição CMEI Criança no Paraíso, no Município de Alto Paraíso de Goiás, bem como analisar se esta é uma gestão democrática. Buscou-se também identificar se eram desenvolvidas ações nas quais permitam a participação das famílias, bem como sua aproximação da escola, considerando que esta é uma das bases democráticas e deve ocorrer em diversos níveis e formas no cotidiano escolar. Entende-se nesse trabalho a definição de gestão democrática e a participação de todos não somente como expectadores, mas como sujeitos ativos no planejamento, execução e tomada de decisões. Esta monografia tem como metodologia a
abordagem qualitativa e utiliza como técnica a pesquisa documental e a observação temporal da realidade encontrada. Além disto, nesta pesquisa estão inseridas as entrevistas realizadas com a gestora da instituição, professoras e mães de alunos
para conhecer a visão destes sobre o tipo de gestão aplicada nesta instituição, e também nesta monografia encontra-se a análise dos resultados encontrados.
Estetrabalho está estruturado em três partes, a saber: O memorial onde está o relato da historia de minha vida, o percurso acadêmico, descrevendo a aquisição dos conhecimentos ao longo do curso. A segunda parte trata do desenvolvimento da
Monografia separado pelos tópicos: finalidade e objetivos,que traz ainda o
referencial teórico no qual foi base deste trabalho; o seguinte intitulado
procedimentos metodológicos apresenta a abordagem utilizada para a realização da
pesquisa, bem como os procedimentos utilizados, que foram observação, entrevista
e análise documental. O resultado obtido aponta que apesar de haver indícios de
que esta gestão seja democrática, pela afirmação dos professores de serem
chamados para participar das decisões que ocorrem na escola e atividades diversas,
estes indícios não se confirmam quando se leva em conta as respostas aos
questionamentos feitos às mães. Constatou-se que a realidade encontrada é
adversa do que preconiza a gestão democrática da educação, principalmente no aspecto de ações que aproximem a família da escola. Identificando-se a
necessidade de que se concretizem de fatos as ações no sentido de haver maior articulação do gestor para que a escola se faça realmente democrática e para que as famílias também possam efetivamente participar em todas as etapas e ações desenvolvidas pela escola, não somente na execução, mas no planejamento e na tomada de decisões. Foi constatado que a participação nesta escola se concentra em somente autorizar os professores a participar das reuniões e fazer sugestões nas ações a serem desenvolvidas na escola. Esta monografia atingiu o objetivo de conhecer a gestão aplicada na escola, onde as professoras consideram a gestão democrática uma realidade, mas as mães a consideram centralizadora e fechada a
participação da comunidade. |