Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LiciaMaryOliveiraSantos.pdf7,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão encontrada na creche Toquinho de Gente, Alto Paraíso de Goiás
Autor(es): Santos, Lícia Mary Oliveira
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Escolas - organização e administração
Educação - participação dos pais
Educação de crianças
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 20-Jun-2013
Referência: SANTOS, Lícia Mary Oliveira. A gestão encontrada na creche Toquinho de Gente, Alto Paraíso de Goiás. 142 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Este texto refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso que é de natureza obrigatória e teve como objetivo principal observar a realidade encontrada na Instituição CMEI Criança no Paraíso, no Município de Alto Paraíso de Goiás, bem como analisar se esta é uma gestão democrática. Buscou-se também identificar se eram desenvolvidas ações nas quais permitam a participação das famílias, bem como sua aproximação da escola, considerando que esta é uma das bases democráticas e deve ocorrer em diversos níveis e formas no cotidiano escolar. Entende-se nesse trabalho a definição de gestão democrática e a participação de todos não somente como expectadores, mas como sujeitos ativos no planejamento, execução e tomada de decisões. Esta monografia tem como metodologia a abordagem qualitativa e utiliza como técnica a pesquisa documental e a observação temporal da realidade encontrada. Além disto, nesta pesquisa estão inseridas as entrevistas realizadas com a gestora da instituição, professoras e mães de alunos para conhecer a visão destes sobre o tipo de gestão aplicada nesta instituição, e também nesta monografia encontra-se a análise dos resultados encontrados. Estetrabalho está estruturado em três partes, a saber: O memorial onde está o relato da historia de minha vida, o percurso acadêmico, descrevendo a aquisição dos conhecimentos ao longo do curso. A segunda parte trata do desenvolvimento da Monografia separado pelos tópicos: finalidade e objetivos,que traz ainda o referencial teórico no qual foi base deste trabalho; o seguinte intitulado procedimentos metodológicos apresenta a abordagem utilizada para a realização da pesquisa, bem como os procedimentos utilizados, que foram observação, entrevista e análise documental. O resultado obtido aponta que apesar de haver indícios de que esta gestão seja democrática, pela afirmação dos professores de serem chamados para participar das decisões que ocorrem na escola e atividades diversas, estes indícios não se confirmam quando se leva em conta as respostas aos questionamentos feitos às mães. Constatou-se que a realidade encontrada é adversa do que preconiza a gestão democrática da educação, principalmente no aspecto de ações que aproximem a família da escola. Identificando-se a necessidade de que se concretizem de fatos as ações no sentido de haver maior articulação do gestor para que a escola se faça realmente democrática e para que as famílias também possam efetivamente participar em todas as etapas e ações desenvolvidas pela escola, não somente na execução, mas no planejamento e na tomada de decisões. Foi constatado que a participação nesta escola se concentra em somente autorizar os professores a participar das reuniões e fazer sugestões nas ações a serem desenvolvidas na escola. Esta monografia atingiu o objetivo de conhecer a gestão aplicada na escola, onde as professoras consideram a gestão democrática uma realidade, mas as mães a consideram centralizadora e fechada a participação da comunidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons