Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaKellyOliveiradeAlcantara.pdf301,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição dos contos de fadas na educação infantil de três turmas de uma escola da cidade de Água Fria - Goiás
Autor(es): Alcântara, Ana Kelly Oliveira de
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Educação de crianças
Literatura infanto-juvenil
Contos de fadas
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 20-Jun-2013
Referência: ALCÂNTARA, Ana Kelly Oliveira de. A contribuição dos contos de fadas na educação infantil de três turmas de uma escola da cidade de Água Fria - Goiás. 2013. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Este estudo de pesquisa tem como objetivo geral analisar a contribuição da literatura infantil, mais especificamente, os Contos de Fadas na prática pedagógica de um grupo de professoras com três turmas de educação infantil de uma escola pública no município de Água Fria - Goiás. A proposta de desenvolver este estudo surgiu da necessidade de identificar a contribuição dos contos de fadas para a educação infantil. A metodologia de pesquisa utilizada foi à abordagem qualitativa em uma escola pública da zona urbana da cidade de Água Fria – Goiás com duas professoras da educação infantil que atuam em três turmas nos períodos matutino e vespertino. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As duas têm como concepção de leitura um processo de interação entre os indivíduos, o conceito de literatura infantil está ligado a descobrir, explorar, aprender e criar novos mundos através da leitura, elas dizem que para quem lê o mundo não tem limites; os momentos de contação de histórias ocorrem uma ou duas vezes por semana, são planejados pelas professoras com muito zelo e cuidado elas enfeitam a sala, fazem fantoche e se vestem a caráter conforme a história que vão explanar; as obras lidas e trabalhadas são as seguintes: João e Maria, o patinho feio, chapeuzinho vermelho, branca de neve e pinóquio; elas escolhem as obras juntas, utilizam aquelas que podem ser melhor trabalhadas dentro de sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons