Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5347
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaAparecidadeSouza.pdf772,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O docente e o enfrentamento das dificuldades encontradas na tarefa de cuidar e educar em uma creche da rede municipal de Alexânia-Goiás
Autor(es): Souza, Maria Aparecida de
Orientador(es): Zuchiwschi, José
Assunto: Educação de crianças
Professores - formação
Creches
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 20-Jun-2013
Referência: SOUZA, Maria Aparecida de. O docente e o enfrentamento das dificuldades encontradas na tarefa de cuidar e educar em uma creche da rede municipal de Alexânia-Goiás. 2013. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada em uma creche da rede municipal de Alexânia – Goiás, cujo objetivo foi conhecer como tal instituição vem enfrentando o desafio de educar/cuidar. De início, foi realizado um levantamento de informações a partir de instrumento qualitativo: um questionário aplicado aos 21 professores da instituição. A partir deste levantamento, foi possível conhecer a realidade desses docentes no cotidiano da creche: formação, tempo de serviço, qualificação etc. Os resultados desta pesquisa apontaram que, em sua maioria, os docentes já possuem qualificação profissional adequada; são conhecedores das políticas públicas que regem a Educação Infantil e, em especial, a creche; defendem a ideia de que a creche, com seus docentes, pode ensinar e cuidar da criança. Em outra direção, mostrou também a necessidade de definição de padrões de qualidade das ações desenvolvidas que atendam às carências das crianças em seu primeiro contato com esse espaço institucional educativo: a creche. Ainda, também, descobriu-se que é preciso ampliar a oferta de cursos de capacitação, de modo que o docente entenda e atenda a criança tanto na aprendizagem como na formação da sua identidade, incluindo suas necessidades físicas, emocionais, sentimentais, psico-sociais e educacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons