Título: | Cantigas de roda e histórias locais como estratégicas de ensino na educação infantil em uma escola pública de Cavalcante - GO |
Autor(es): | Santos, Germana Barreira dos |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Educação de crianças Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | Abr-2013 |
Data de publicação: | 20-Jun-2013 |
Referência: | SANTOS, Germana Barreira dos. Cantigas de roda e histórias locais como estratégicas de ensino na educação infantil em uma escola pública de Cavalcante - GO. 2013. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013. |
Resumo: | Este estudo de pesquisa tem porobjetivo compreender como tem sido o trabalho com atividades lúdicas. Neste estudo, as cantigas de roda e as narrativas orais de
histórias locais, são vistas como atividades lúdicas que recortei para investigar no
contexto da Educação Infantil no município de Cavalcante GO. Dentre os aspectos
discutidos no presente estudo, destaca-se a dimensão cultural presente nas cantigas
de roda e narrativas orais das histórias de nossa região. A coleta de dados foi
realizada no Pré Escolar III, localizada na Rua 3 loteamento B, setor Cavalcantinho.
Integram os instrumentos de coleta de dados, a observação participante em sala de
aula e entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas 13 pessoas, sendo uma
professora, duas pessoas da comunidade e 10 alunos da instituição pesquisada.
Dentre os procedimentos de análise dos dados recolhidos, está a transcrições das
entrevistas que foram confrontadas com as observações da sala de aula. Fundamentam teoricamente alguns estudiosos da temática, entre eles destacam-se: Maluf (2009), Brasil (2008), Angotti (2009), Macedo (2005), entre outros. O levantamento e registro das histórias locais foram feitos por mim e entregues para a professora da instituição pesquisada para que juntamente com as cantigas de roda,
ela trabalhasse com suas crianças. O resultado geral é que hoje, os meios de
comunicação estão mais interessante, que a cultura local, talvez isso ocorra por
terem sidas deixadas de lado por muito tempo. Mas ainda é tempo de se resgatar
esses costumes de antes. E a escola pode auxiliar nesse resgate cultural, por isso é
importante que os docentes da educação infantil trabalhem a contação de histórias
na escola inclusive com pessoas mais velhas da comunidade. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|