Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5336
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SoniaSenadeSouza.pdf789,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma investigação sobre dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos do ensino fundamental de uma escola da rede municipal em Carinhanha - BA
Autor(es): Souza, Sonia Sena de
Orientador(es): Ferreira, Nirce Barbosa Castro
Assunto: Educação de crianças
Alfabetização
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 19-Jun-2013
Referência: SOUZA, Sonia Sena de. Uma investigação sobre dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos do ensino fundamental de uma escola da rede municipal em Carinhanha - BA. 2013. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: O presente trabalho se propõe a refletir sobre as dificuldades de aprendizagens dos alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Carinhanha. Este estudo busca detectar e analisar os problemas do cotidiano escolar, que dificultam a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Nele, faz-se uma avaliação dos resultados obtidos por meio da intervenção pedagógica e tem uma intencionalidade de fazer com que interessados no assunto reflitam acerca das diferentes facetas que dificultam a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. O texto traz a possibilidade de direcionar um olhar interligando as falas dos sujeitos de pesquisa e os autores teóricos que refletem sobre a problemática estudada. Ao analisar o resultado deste trabalho, é possível perceber que ele traz informações que podem auxiliar a equipes escolares que atuam no ensino fundamental a perceberem as dificuldades apontadas como objeto desta pesquisa e, com isso, minimizar os problemas de aprendizagem apresentados por (as) alunos(as). Este trabalho pode bem ser utilizado como ponto de partida para reflexão e futura discussão entre os sujeitos envolvidos no processo educativo, que têm em suas atuações o tema aqui abordado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons