Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5335
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElietedaSilvaPereira.pdf404,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O professor e as novas tecnologias na prática pedagogica
Autor(es): Pereira, Eliete da Silva
Orientador(es): Bezerra, Elicio Pontes
Assunto: Prática de ensino
Professores - formação
Tecnologia na educação
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 19-Jun-2013
Referência: PEREIRA, Eliete da Silva. O professor e as novas tecnologias na prática pedagogica. 2013. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise sobre o uso das novas tecnologias na prática pedagógica realizada pelos professores dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal José Braz Cavalcante em Carinhanha–BA. Traz informações sobre os recursos tecnológicos existentes na escola, analisa as experiências exitosas com os projetos desenvolvidos e a formação dos professores para lidar com as novas tecnologias. Aponta também as contribuições destes recursos na prática pedagógica e visualiza os principais problemas e dificuldades encontradas pelos profissionais quanto à utilização adequada em sala de aula. Para a realização deste trabalho, foi feita análise documental do Projeto Politico Pedagógico da instituição, observações da prática pedagógica em sala de aula e questionários aplicados ao coordenador, professores e alunos, procurando analisar as práticas de ensino desses profissionais relacionadas ao uso de novas tecnologias, assim como as concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. Acredita-se que esta pesquisa contribui de forma reflexiva para a importância do uso de recursos tecnológicos na prática pedagógica. Com essa análise foi possível descobrir que as novas tecnologias apesar de sofrerem resistências estão se disseminando por todo o sistema educacional, dando origem a novas técnicas de ensino, estimulando os alunos na reflexão crítica da realidade em que vivem, além de estimular e transformar o professor em um orientador, mediador, que caminha junto com o aluno em busca da construção do conhecimento. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion work presents an analysis of the use of new technologies in teaching practice by teachers held the final years of primary education Municipal School José Braz Cavalcante in Carinhanha - BA. Provides information about the technology resources available at school, examines the successful experiences with the projects developed and teacher training to deal with new technologies. It also points to the contributions of these resources in teaching practice and visualizes the main problems and difficulties encountered by professionals about the appropriate use in the classroom. For this work, document analysis was done Politico Pedagogical Project of the institution, observations of teaching practice in the classroom as well as semi-structured interviews with the coordinator, teachers and students, assessing teaching practices of these professionals regarding the use of new technologies, as well as the concepts and implications in the learning process. It is believed that this research contributes to the importance of the reflexive use of technological resources in the classroom. With this analysis it was possible to discover that new technologies despite suffering resistances are spreading throughout the educational system, giving rise to new teaching techniques, engaging students in critical reflection of the reality in which they live, as well as stimulate and transform the teacher a counselor, mediator, which goes along with the student in search of knowledge construction.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons