Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Nirce Barbosa Castro | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Joaquina do Carmo | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Joaquina do Carmo. Uma análise do processo de alfabetização e letramento de crianças e adolescentes de uma escola do município de Carinhanha. 2013. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar dificuldades encontradas pelos professores no processo de alfabetização e do letramento de uma turma de alunos, 5° ano das séries iniciais de uma escola do município de Carinhanha. O tema foi escolhido, a partir da minha inserção como professora nessa escola, e por isso, ter a percepção muito próxima do objeto pesquisado. A pesquisa se fundamenta em alguns teóricos que estudam os conceitos de alfabetização e de letramento, como Magda Soares e Paulo Freire, como para uma analise mais detalhada, faço uma reflexão sobre a prática do professor alfabetizador, atuante na escola, e busco a contribuição de algumas metodologias desenvolvidas sobre o tema. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, e utiliza-se como método
investigativo o estudo de caso. Os sujeitos participantes são cinco professores, dois
coordenadores e um vice-diretor, da mesma escola. Com esse estudo, foi possível
perceber alguns dos fatores relevantes para a frequente ocorrência de dificuldade no
processo de ensino/aprendizagem. Tais como: A debilidade na formação do professor, e a ausência dos pais ou responsáveis no processo escolar do aluno. O caso mostra que é preciso, repensar estratégias que possam trazer os pais para dentro da escola, no sentido de dar uma nova significação na alfabetização desses alunos e alunas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.subject.keyword | Letramento | en |
dc.title | Uma análise do processo de alfabetização e letramento de crianças e adolescentes de uma escola do município de Carinhanha | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-06-19T14:51:10Z | - |
dc.date.available | 2013-06-19T14:51:10Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-19T14:51:10Z | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5331 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|