Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5316
Título: | A acessibilidade do sujeito com deficiência física na escola : problematização de uma realidade acompanhada |
Autor(es): | Baroni, Elaine Cristina Oliveira Alves |
Orientador(es): | Farias, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Pessoas com deficiência Acessibilidade Escolas Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 7-Jun-2013 |
Referência: | BARONI, Elaine Cristina Oliveira Alves. A acessibilidade do sujeito com deficiência física na escola: problematização de uma realidade acompanhada. 2013. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013. |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo identificar e analisar as compreensões que professores e alunos apresentam acerca da acessibilidade física na escola que atuam. Visa também observar as relações estabelecidas entre os alunos com deficiência física e os demais alunos da escola bem como sua permanência dentro do espaço físico oferecido pela escola. Para embasamento teórico da pesquisa buscou-se suporte nos autores a seguir:
Manzini e Corrêa, Araujo e Manzini, Lorenzini, entre outros tão importantes para a construção desse trabalho, com contribuições significativas a fundamentação, auxiliando nessa busca. A abordagem metodológica escolhida para o desenvolvimento dessa pesquisa é de cunho qualitativo, por proporcionar o contato com os sujeitos e o local pesquisado.
Utiliza-se para a coleta de dados os seguintes instrumentos: questionário, que traz o perfil dos sujeitos, a observação, e a entrevista que contribuíram e enriqueceram a construção desse estudo, bem como ampliaram a visão teórica e prática sobre o que acontece na
acessibilidade física dentro de uma instituição de ensino. Por meio desses instrumentos foi possível identificar as relações dos professores e alunos diante do sujeito com deficiência física, pois há ainda muito a ser feito para que aconteça a verdadeira inclusão física e social
dentro das escolas. Nas considerações finais, destaca-se a necessidade de formação de professores e adaptações físicas dentro da instituição pesquisada. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons