Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5316
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElaineCristinaOliveiraAlvesBaroni.pdf751,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A acessibilidade do sujeito com deficiência física na escola : problematização de uma realidade acompanhada
Autor(es): Baroni, Elaine Cristina Oliveira Alves
Orientador(es): Farias, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Pessoas com deficiência
Acessibilidade
Escolas
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 7-Jun-2013
Referência: BARONI, Elaine Cristina Oliveira Alves. A acessibilidade do sujeito com deficiência física na escola: problematização de uma realidade acompanhada. 2013. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar e analisar as compreensões que professores e alunos apresentam acerca da acessibilidade física na escola que atuam. Visa também observar as relações estabelecidas entre os alunos com deficiência física e os demais alunos da escola bem como sua permanência dentro do espaço físico oferecido pela escola. Para embasamento teórico da pesquisa buscou-se suporte nos autores a seguir: Manzini e Corrêa, Araujo e Manzini, Lorenzini, entre outros tão importantes para a construção desse trabalho, com contribuições significativas a fundamentação, auxiliando nessa busca. A abordagem metodológica escolhida para o desenvolvimento dessa pesquisa é de cunho qualitativo, por proporcionar o contato com os sujeitos e o local pesquisado. Utiliza-se para a coleta de dados os seguintes instrumentos: questionário, que traz o perfil dos sujeitos, a observação, e a entrevista que contribuíram e enriqueceram a construção desse estudo, bem como ampliaram a visão teórica e prática sobre o que acontece na acessibilidade física dentro de uma instituição de ensino. Por meio desses instrumentos foi possível identificar as relações dos professores e alunos diante do sujeito com deficiência física, pois há ainda muito a ser feito para que aconteça a verdadeira inclusão física e social dentro das escolas. Nas considerações finais, destaca-se a necessidade de formação de professores e adaptações físicas dentro da instituição pesquisada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons