Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5314
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseAlexandreSimoesSeabraResende.pdf619,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tomada de decisão pelo método AHP : escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes
Autor(es): Resende, José Alexandre Simões Seabra
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Processo decisório
Consumidores - preferência
Marketing jurídico
Escritórios de advocacia
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 6-Jun-2013
Referência: RESENDE, José Alexandre Simões Seabra. Tomada de decisão pelo método AHP: escolha de escritório de advocacia com base em atributos de preferência dos clientes. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente monografia se baseia no processo de tomada de decisão do cliente, analisando sua avaliação quanto ás características, atributos de qualidade e notoriedade dos serviços prestados. Constatação essencial para empresa, uma vez que o estudo das escolhas pessoais do consumidor, além de aperfeiçoar a prestação do serviço almejado, propicia o reconhecimento da empresa no mercado. Discute-se, assim, a essencialidade da compreensão das escolhas pessoais do cliente, a fim de alcançar o êxito profissional. No estudo em apreço, o foco consiste em identificar a maneira pela qual os clientes selecionam escritórios de advocacia para representação de seus interesses. Finda a pesquisa exploratória, se faz possível oferecer aos gestores essa ferramenta de decisão, imperativa para se angariar novos clientes e obter notoriedade na área jurídica. Por meio do método AHP para tomada de decisão multicriterial, foi viável a análise e comparação dos dados obtidos de questionários aplicados ao gestor e aos potenciais clientes de um escritório de advocacia. A partir das análises dos resultados, observa-se que, mesmo para empresas já atuantes e experientes no mercado de Brasília, existem espaços para melhoras estratégicas de modo que a empresa ofereça com precisão o aspirado pelos clientes. De maior relevância, pode-se citar a diferença entre a visão dos gestores e dos clientes em relação à atribuição de importância para os critérios advogado e serviço. Para os gestores, o atributo advogado é o de maior importância, porém, como explica Trolesi (2005), o cliente não distingue a especificidade do serviço oferecido pelo advogado e atribui maior importância para um critério de características mais genéricas, o critério serviço.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons